PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
Divulgação Científica e Cultural

Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Divulgação Cientifica e Cultural possui 4 linhas de pesquisa as quais se vinculam os pesquisadores, professores e docentes dos cursos oferecidos. A partir dessas linhas de pesquisa estruturam-se as investigações do laboratório.

Cultura Científica e Sociedade

Reúne estudos sobre os fenômenos contemporâneos ligados à cultura em geral e à cultura científica em particular, propondo análises sobre a divulgação de manifestações culturais e no jornalismo científico que contribuam para a compreensão, entendimento e explicação da dinâmica das relações entre culturas, ciências, tecnologias, inovação e sociedade.
Abarca, desse modo, análises sobre a produção e circulação das ciências em instituições de ensino e pesquisa, revistas, jornais, museus, sites institucionais, blogs, feiras de ciências, observando a relação e o diálogo entre mídia e educação, bem como no ensino das ciências e na formação de professores. Objetiva mapear e analisar discursos, representações e significações e seus impactos culturais, sociais e políticos. Propõe, também, a produção e desenvolvimento de conteúdos jornalísticos e de divulgação das ciências nos mais diversos veículos e suportes, não apenas como meios de comunicação, mas como espaços de experimentação da escrita, do pensamento e da formação crítica e cidadã no processo educativo do uso das mídias na educação formal e não formal.

Grupos de pesquisa e publicações relacionadas: 

Grupo de pesquisa LABinCC

Grupo de pesquisa Labirinto

Podcast Ecoa Maloca

Podcast Oxigênio

Revista ComCiencia

Professores que participam desta Linha de Pesquisa:

Literatura, artes e comunicação

Esta linha de pesquisa reúne estudos sobre a produção contemporânea da cultura. Propõe reflexões acerca de enunciados artísticos e literários por meio da descrição de artefatos culturais lançados à midiosfera, e pela identificação das linhas de força que projetam e tensionam seus campos. Envolve investigações acerca de jornalismo cultural e literário bem como estudos sobre as potencialidades políticas da imagem. Enfatiza, também, práticas de intervenção cultural investigando, para tal, interações entre artes, ciências, tecnologias e comunicação.

Grupos de pesquisas e publicações relacionadas: 

Grupo de pesquisa diADorim

Grupo de Pesquisa MultiTÃO

Revista ClimaCom

Professores que participam desta Linha de Pesquisa:

Percepção Pública da Ciência e Tecnologia

A linha compreende estudos sobre a relação do público com as ciências e as tecnologias, tomando como ponto de partida a imagem da ciência desenvolvida pela sociologia do conhecimento. Considera os conteúdos formais de conhecimento científico, os métodos e processos da ciência, suas formas de institucionalização e controle, incluindo os processos comunicacionais que tratam de ciência, tecnologia e inovação. Envolve investigação sobre a noção de público, a presença de ciência e tecnologia na mídia, construção e análise de indicadores e projetos que evidenciem a percepção das ciências e das tecnologias pela sociedade como um todo, públicos específicos ou mesmo as experiências individuais do público com as ciências. Os estudos são realizados por meio de metodologias específicas, incluindo, por exemplo, pesquisas de opinião e percepção, tanto qualitativas, como quantitativas. Os resultados constituem elementos importantes para a formulação de estratégias de comunicação e de divulgação científica e de políticas de ciência e tecnologia e de educação, tendo em vista possibilidades efetivas de democratização de conhecimentos, processos e produtos e de participação pública nos sistemas de C&T. Investe, desse modo, na avaliação crítica das políticas de C&T nacionais e internacionais.

Grupo de pesquisa e publicações relacionadas: 

Grupo de pesquisa #TemCiencianoBR

Podcast Mundaréu

Revista ComCiencia

Professores que participam desta Linha de Pesquisa:

Informação, Comunicação, Tecnologia e Sociedade

Volta-se à produção de estudos que visam a compreensão crítica, analítica e reflexiva dos processos de produção e consolidação das tecnologias e das ciências na contemporaneidade. A partir de referenciais das ciências sociais e da comunicação, esta linha de pesquisa considera como campo fundamental de investigação as transformações sociais, políticas, e culturais em conexão com as tecnologias e as ciências. Os processos de divulgação ou comunicação das ciências e tecnologias são ampliados ou deslocados na medida em que se reconhecem como válidas diferentes produções de conhecimento e de tecnologia. São temas recorrentes de pesquisa nesta linha: tecnociência; tecnologias de informação e de comunicação; internet, redes sociais e cultura digital; comunicação, ciência e capitalismo; gênero, corpo, raça; movimentos sociais.

Grupos de pesquisas e publicações relacionadas: 

Grupo de Pesquisa e-urbano

Grupo de Pesquisa ICTS

Grupo de pesquisa Lavits

Rede Lavits

Professores que participam desta Linha de Pesquisa: