Labjor

Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia

Acessar Lattes

Alfredo Suppia é graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas, 1998), com especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Padre Anchieta (UNIANCHIETA, 2000), especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, Universidade Estadual de Campinas (LABJOR-UNICAMP, 2006), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Instituto de Artes, UNICAMP). Livre-docente em História da Arte pelo Depto. de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos (obtenção: 2020), e Livre-docente em História e Teoria do Cinema pelo Depto. de Multimeios, Mídia e Comunicação da Universidade Estadual de Campinas (obtenção: 2021). Começou a frequentar os Encontros Anuais da Sociedade Brasileira para Estudos do Cinema e do Audiovisual (SOCINE) em 2001. Começou a frequentar as Conferências Internacionais da Science Fiction Research Association (SFRA). Crítico de cinema, possui experiência profissional em pré-produção, produção e pós-produção em cinema e audiovisual. Autor dos livros A Metrópole Replicante: Construindo um Diálogo entre Metropolis e Blade Runner (Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011) e Atmosfera Rarefeita: A Ficção Científica no Cinema Brasileiro (São Paulo: Devir, 2013). Organizou, entre outros títulos, os volumes Cinema(s) Independentes: Cartografias para um Fenômeno Audiovisual Global (Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2013), Zelimir Zilnik e a Black Wave (São Paulo: Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, 2014), Cartografias para a ficção científica mundial: cinema e literatura (São Paulo: Editora Alameda, 2015), e Red Alert: Marxist Approaches to Science Fiction Cinema (Detroit: Wayne State University Press, 2016), este último em parceria com Ewa Mazierska. Representante do Brasil no conselho da Science Fiction Research Association (SFRA), é membro do conselho consultivo da coleção World Science Fiction Studies da editora Peter Lang (https://www.peterlang.com/view/serial/WSFS) e pesquisador do Science Fiction Working Group. SF, Fantasy & Utopian Studies da Universidade da Florida, nos EUA (https://sciencefiction.group.ufl.edu/). Tem experiência nas áreas de Artes e Comunicação, com ênfase em Cinema e Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Teoria do Cinema, Cinema Mundial, Crítica de Cinema e Análise Fílmica, Cinema Brasileiro e Latino-Americano, Cinema Científico, Realização em Cinema e Audiovisual, Roteiro, Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais, Cinema Independente, Cinema Expandido, Literatura Comparada, Tradução Inter-semiótica, Adaptação, Cinema Digital, Cinema 3D, Cinema GPS (GPS Films), Mídias Locativas (Locative Media), Videogames, Jornalismo Cultural, Jornalismo Científico e Divulgação Científica.