Disciplinas oferecidas conjuntamente:
JC108/A | Metodologia de Pesquisa
JC102A | Tópicos de Divulgação Científica e Cultural II
JC016/A | Tecnologia, Ciência e Cultura
JC015/A | Sócio-antropologia da ciência e da tecnologia
JC010/A | Filosofia da Ciência

Sócio-antropologia da ciência e da tecnologia


JC015/A | Sócio-antropologia da ciência e da tecnologia
Docente: Prof. Dr. Rafael de Almeida Evangelista
E-mail para contato:

Horário: Quarta-feira - 14:00 às 18:00
Local: Sala de aula do LABJOR


Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2020 - 1º Semestre,

Esta disciplina busca aprofundar o pensamento sobre tecnologia, ciência e conhecimento a partir de referenciais teóricos das Ciências Sociais. Mais especificamente, o curso abordará algumas categorias básicas e discussões clássicas das Ciências Sociais, buscando compreender como os estudos contemporâneos das ciências e das tecnologias tanto incorporam quanto problematizam esses conceitos. O curso tratará de algumas relações entre essas diferentes abordagens e em disciplinas como Sociologia e Antropologia, pensando como cada uma dialoga e contribui para as temáticas que se configuram na contemporaneidade de maneira interdisciplinar.

A estratégia para isso será partir de dois livros da autora Shoshana Zuboff, o clássico In the Age of the Smart Machines, e o mais recente The Age of Surveillance Capitalism, para abordar conceitos e questões como o papel da vigilância e das tecnologias de vigilância na contemporaneidade; as transformações recentes do capitalismo e a relação destas com o desenvolvimento de tecnologias cibernéticas de informação e comunicação; a cultura da vigilância e sua formação e papel nas relações sociais da atualidade; os efeitos das tecnologias de vigilância e do capitalismo de vigilância na democracia e na democracia liberal burguesa; as transformações trazidas por essa nova fase do capitalismo no mercado de trabalho global; e o papel relegado ao Sul Global nas relações geopolíticas e do capitalismo de vigilância.

Entende-se que o domínio desses temas sociais contemporâneos contribui decisivamente para a formação do divulgador científico e cultural, permitindo uma bagagem analítica relevante para o exercício da atividade.

Bibliografia provisória
BALL, Kirstie. Review of Zuboff’s The Age of Surveillance Capitalism. Surveillance & Society, v. 17, n. 1/2, p. 252–256, 2019.
BRIGHENTI, Andrea. Visibility: A Category for the Social Sciences. Current Sociology, v. 55, n. 3, p. 323–342, 2007.
COHEN, Julie E. Review of Zuboff’s The Age of Surveillance Capitalism. Surveillance & Society, v. 17, n. 1/2, p. 240–245, 2019.
DANTAS, Marcos. Trabalho material sígnico e mais-valia 2.0 nas condições do capital-informação. In: Capitalismo cognitivo y economia social del conocimiento. [s.l.: s.n., s.d.], p. 55.
EVANGELISTA, Rafael. Review of Zuboff’s The Age of Surveillance Capitalism. Surveillance & Society, v. 17, n. 1/2, p. 246–251, 2019.
LYON, David. The Culture of Surveillance: Watching as a Way of Life. [s.l.]: John Wiley & Sons, 2018.
LYON, David. The Electronic Eye: The Rise of Surveillance Society. [s.l.]: U of Minnesota Press, 1994.
SANTOS, B. de Sousa. Public Sphere and Epistemologies of the South. Africa Development, v. 37, n. 1, p. 43 – 67, 2012.
SRNICEK, Nick. Platform Capitalism. [s.l.]: John Wiley & Sons, 2016.
ZUBOFF, Shoshana. In the age of the smart machine: the future of work and power. [s.l.]: Heinemann Professional, 1988.
ZUBOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. Edição: 1. [s.l.]: PublicAffairs, 2019.
Conversation: Achille Mbembe and David Theo Goldberg on Critique of Black Reason. Disponível em: <https://www.theoryculturesociety.org/conversation-achille-mbembe-and-david-theo-goldberg-on-critique-of-black-reason/>. Acesso em: 25 jul. 2018.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588
Ver endereço para envio de correspondências
LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO - UNICAMP