Disciplinas oferecidas conjuntamente:
JC101 – Tópicos de Divulgação Científica e Cultural
JC014 – Comunicação e Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia
JC010 – Filosofia da Ciência
JC002 – Literatura, Cultura e Sociedade

Comunicação e Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia


JC014 | Comunicação e Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia
Docente: Simone Pallone de Figueiredo e Marcelo Knobel
E-mail para contato: spallone@unicamp.br
Horário: 4a. 14:00-18:00
Local: Virtual


Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2021 - 1º Semestre,

JC014-A – Comunicação e Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia Divulgação Científica e Cultural – 1o semestre de 2021

Comunicação e Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia se insere no campo dos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia e busca, de modo geral, investigar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Entender essas relações é um desafio complexo, mas fundamental, porque permite observar como a ciência e a tecnologia ganham destaque no cotidiano das pessoas. A presente disciplina pretende adentrar o universo da PPCT. Traz um histórico da área e propõe analisar pesquisas já realizadas e suas evoluções, em relação a metodologias e dimensões de análises. São atividades desta disciplina: aprender a construir questionários, avaliar os resultados e conhecer métodos estatísticos utilizados na área. O curso deverá investir na análise dos indicadores de conhecimento, interesse e atitude, e também as limitações das pesquisas e resultados.

Bibliografia inicial:
AAAS (s/d) Why public engagement matters? Do Center for Public Engagement with Science and Technology, da American Association for the Advancement of Science (AAAS): https://www.aaas.org/pes/what-public-engagement
ALVES, G. (2019) Brasileiro é otimista quanto à ciência, mas confiança cai, diz
pesquisa. Texto publicado em 22 de julho na Folha de S.Paulo. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/07/brasileiro-e-otimista-quanto-a-ciencia-mas-confianca-cai-diz-pesquisa.shtml
BODMER, W (1985). Public understanding of science. London: Royal Society, 1985.
Inep-MEC (2015) Censo de Ensino Superior de 2015.
CGEE (2019) Percepção Pública da C&T no Brasil – 2019. Resumo Executivo.
Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2019. Disponível em:
https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/CGEE_resumoexecutivo_Percepcao_pub_CT.pdf
CGEE (2015) A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil: 2015. – Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos.
Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/percepcao_web.pdf
DAZA, S.; Arboleda, T. (2007) Public Communication of Science and Technology in Colombia: ¿Policies for the Democratization of Knowledge? Signo y Pensamiento 50 •volumen xxvi • enero – junio 2007.
GALLUP. (1987) O que o brasileiro pensa da ciência e da tecnologia?. Relatório. Rio de Janeiro, 1987.
KRAUSE Nicole M., FREILING, Isabelle, BEETS, Becca & BROSSARD, Dominique (2020) Fact-checking as risk communication: the multi-layered risk of misinformation in times of COVID-19, Journal of Risk Research, 23:7-8, 1052-1059, DOI: 10.1080/13669877.2020.1756385.
LEWENSTEIN, B.V. Models of public communication of science and technology. Public Understanding of Science, Ithaca, p.01-11, 16 jul. 2003.
LOPES, R. J. (2019). Universidades públicas produzem mais de 90% da pesquisa do país; resta saber até quando. Texto publicado na Folha de S.Paulo em 21 de abril de 2019. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/reinaldojoselopes/2019/04/universidades-publicas-produzem-mais-de-90-da-pesquisa-do-pais-resta-saber-ate-quando.shtml
MASSARANI, L. CASTELFRANCHI, Y., FAGUNDES, V e MOREIRA, I. (2019) O QUE OS JOVENS BRASILEIROS PENSAM DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA?
Resumo executivo. Disponível em:
http://www.coc.fiocruz.br/images/PDF/Resumo%20executivo%20survey%20jovens_FI
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MCT (2010) Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia – resultados da enquete de 2010. Disponível em:
http://www.recyt.mincyt.gov.ar/files/ActasComisionCyT/Acta2011_01/Anexo_VII_Public_Survey _2010_Portuguese.pdf
MOURA, Mariluce. Universidade e Sociedade: a Escuta Imprescindível. In: Repensar a Universidade : Impactos para a Sociedade / organizador: Jacques Marcovitch; colaboradores: Nina Ranieri… [et al.]. – São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2019 – pp. 219 – 232.
NAVAS, A. M. (2008) Concepções de popularização da C&T no discurso político:
impactos nos museus de ciências. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
ORSI, C. (2019)Vacinas, evolução, transgênicos: pesquisa revela crenças dos
brasileiros. Texto publicado na revista do Instituto Questão de Ciência. Disponível em:
http://revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fato/2019/05/13/vacinas-evolucao-transgenicos-pesquisa-revela-crencas-dos-brasileiros
VOGT, C.,KNOBEL, M. EVANGELISTA, R. A. FIGUEIREDO, S.P.,
CASTELFRANCHI, Y., RIGHETTI, S. (2010). Percepção pública da ciência e
tecnologia no estado de São Paulo. In SUZIGAN, W., FURTADO, J.E.M.P., GARCIA,
R.C. (coord). Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo. Fapesp, 2010, p. 12-7 a 12-51 do vol.2
http://www.fapesp.br/indicadores/2010/volume2/cap12.pdf
VOGT, C (2003). A espiral da cultura científica. ComCiência, jul. 2003. Disponível em:
http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura01.shtml
VOGT, C.; POLINO, C. (2003) Percepção Pública da Ciência. Campinas: Editora Unicamp, 2003.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
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