Disciplinas oferecidas conjuntamente:
JC101 – Tópicos de Divulgação Científica e Cultural
JC014 – Comunicação e Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia
JC010 – Filosofia da Ciência
JC002 – Literatura, Cultura e Sociedade

Filosofia da Ciência


JC010 | Filosofia da Ciência
Docente: Tristan Guillermo Torriani
E-mail para contato: tristan.torriani@fca.unicamp.br
Horário: 6a. 09:00-13:00
Local: Virtual


Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2021 - 1º Semestre,

JC010-A – Filosofia da Ciência Divulgação Científica e Cultural – 1o semestre de 2021

Introdução à filosofia e à epistemologia das ciências naturais. Ruptura e continuidade na história da ciência. A ciência moderna e suas raízes epistemológicas e socioeconômicas. A cultura e a produção do conhecimento. Os rumos da tecnociência contemporânea e de suas relações com a sociedade, com a política e com a economia.

Avaliação e dinâmica das aulas
As aulas têm uma introdução de natureza expositiva. A seguir, norteado por um texto previamente recomendado, o tema da aula é debatido com a participação dos alunos. Recursos audiovisuais serão usados com frequência. O processo de avaliação será acordado entre os docentes e os alunos nas primeiras aulas do curso. A princípio, será sugerida uma avaliação na forma de seminários nos quais os estudantes abordam um tema da disciplina. A cada aula, um aluno é convidado a fazer uma breve exposição do texto a ela correspondente, o que serve também como instrumento de avaliação.

Programa
Aula 1 – Apresentação do docente, dos estudantes e do plano da disciplina
Aula 2 – O critério de critério (Chisholm) e o critério de problema. A distinção entre problemas conceituais e
problemas empíricos. O caráter normativo da Epistemologia e sua distinção em relação à Psicologia Cognitiva.
Aula 3 – Crença verdadeira e justificada (Dutra). Condições do conhecimento. Gettier e Russell.
Aula 4 – Realidade e ficção (Dutra). O problema das ilusões sensoriais. Conhecimento direto e indireto.
Aula 5 – Formas de justificação (Dutra). Conteúdo e método. Sistemas de cognições. Mundo fragmentado.
Conhecimento como fenômeno natural.
Aula 6 – Racionalismo. Descartes e a reforma do saber. Cadeia de verdades. O espelho da natureza.
Aula 7 – Empirismo. Locke. Modelos do intelecto. Hume. Relação causal em xeque. Leibniz e a harmonia
preestabelecida. Ceticismo.
Aula 8 – Filosofia crítica. Kant. Matemática pura. A possibilidade da Metafísica.
Aula 9 – Positivismo Lógico. Carnap. O sistema construcional. A base empírica. Sintaxe lógica e a eliminação da
Metafísica. O requisito de confirmação. Neurath e o coerentismo.
Aula 10 – Epistemologia Naturalizada. Piaget. Quine. Dogmas do positivismo lógico. Goldman e o confiabilismo histórico.
Aula 11 – O critério de cientificidade (French). Descoberta; Heurística; Justificação
Aula 12 – Observação e Experimento; Realismo e Antirrealismo; Independência e Parcialidade de Gênero;
Sociotecnologias (Bunge); Paradigmas epistemológicos em Estudos Organizacionais (Burrell & Morgan)
Aula 13 – Seminários
Aula 14 – Seminários
Aula 15 – Seminários

Bibliografia

CHIBENI, Sílvio S. O que é ciência? Disponível em: http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/ciencia.pdf
CHISHOLM, R.M. Teoria do Conhecimento. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, Zahar. 1969.
DANCY, J. Epistemologia contemporânea. Tradução de Teresa Louro Pérez. Lisboa, Edições 70. 1990.
DOLLE, J.-M. Para compreender Piaget:Uma iniciação à Psicologia Genética Piagetiana. 4a ed. RJ: Guanabara,1987.
DUTRA, L. H. A. Introdução à Epistemologia. São Paulo, UNESP. 2010.
EPSTEIN, R. L.; CARNIELLI, W. Pensamento crítico: o poder da lógica e da argumentação. São Paulo, Ed. Rideel. 2009.
FRENCH, S. Ciência: Conceitos-chave em Filosofia. Tradução de André Klaudat. Porto Alegre, Artmed. 2009.

Bibliografia Complementar
BUNGE, M. Buscar la Filosofía en las ciencias sociales. Madrid & México, D.F.: Siglo Veintiuno, 1996.
_______. Las ciencias sociales en discusión. Una perspectiva filosófica. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1999.
_____. La investigación científica. Su estrategia y su filosofía. 3a ed. Madrid & México, D.F.: Siglo Veintiuno, 2009.
BURRELL, G.; MORGAN, G. Sociological Paradigms and Organisational Analysis. London: Heinemann, 1979.
DE BENEDICTO, S.C.; DE BENEDICTO, G.C.; STIEG, C. M.; ANDRADE, G. H. N. Postura metodológica indutiva e dedutiva na produção científica dos estudos em Administração e Organizações: Uma análise de suas limitações e possibilidades. Revista Economia & Gestão, 12 (30): 4-19, set./dez. 2012.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
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