Disciplinas oferecidas conjuntamente:
JC010-A
JC008-A
JC007-A
JC020-A
JC102-A

Tópicos Atuais em Jornalismo Científico e Cultural


JC008-A | Tópicos Atuais em Jornalismo Científico e Cultural
Docente: Prof. Dr. Rodrigo Bastos Cunha
Horário: Quarta-feira das 09h às 13h
Local: Sala de aula do Labjor


Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2017 - 2º Semestre,

Esta disciplina abordará a interface entre o jornalismo e o letramento científico. Inicialmente, irá tratar da distinção entre alfabetização e letramento nos estudos da linguagem, de onde o termo foi emprestado. Em seguida, será feita uma reflexão sobre o conceito de scientific literacy, traduzido predominantemente como “alfabetização científica”. Depois serão analisados trabalhos que falam em “alfabetização científica” e em “letramento científico”. Por fim, será dado enfoque ao jornalismo científico e em suas possibilidades ligadas ao letramento científico tanto do público de uma forma geral quanto no próprio ensino de ciências nas escolas.

BIBLIOGRAFIA

AYALA, Francisco J. (1996) “Introductory essay: the case for scientific literacy”. Em World Science Report, Unesco. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0010/001028/102819eo.pdf

CHASSOT, Attico (2003). “Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social”. Em Revista Brasileira de Educação v. 8, nº 22, p. 89-100. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf

COSTA, Antonio Roberto Faustino da et alli (2010). “Modelos de comunicação pública da ciência: agenda para um debate teórico-prático”. Em Conexão – Comunicação e Cultura, v. 9, nº 18, p. 149-158. Disponível em http://ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/viewFile/624/463

KLEIMAN, Angela B. (1995). “Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola”. Em Kleiman, Angela B. (org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras.

LAUGKSCH, Rüdiger C. (2000). “Scientific literacy: a conceptual overview”. Science Education, v. 84, nº 1, p. 71-94. Disponível em http://www.kcvs.ca/martin/EdCI/literature/literacy/Laugksch_Scientific_Literacy.pdf

SANTOS, Wildson L. P. dos. (2007) “Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios”. Em Revista Brasileira de Educação v. 12, nº 36, p. 474-550. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n36/a07v1236.pdf

SHEN, Benjamin S. P. (1975) “Science literacy”. Em American Scientist, v. 63, n. 3, mai/jun 1975. Disponível em http://www.jstor.org/stable/pdfplus/27845461.pdf

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010 [1998].

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599
LABORATÓRIO DE JORNALISMO AVAÇANDO - UNICAMP