Edições da Especialização

Oficina de Jornalismo Científico II: Elaboração de matérias


JO-006 | Oficina de Jornalismo Científico II: Elaboração de matérias
Docente: Prof. Dra. Germana F. Barata e Profa. Dra. Sabine Righetti
E-mail para contato: germanabarata@gmail.com, sabine@unicamp.br
Horário: Segundas-feiras
Local: Sala de Aula - Labjor

Este curso é a continuação da Oficina de Jornalismo científico I e aperfeiçoará as ferramentas e estratégias de escrita e de apuração jornalística dos estudantes. Os alunos vão aprender a valorizar a comunicação da ciência diretamente para o público e ter autonomia para experimentar técnicas variadas. Pretende-se valorizar a ciência brasileira e chamar atenção para a necessidade do jornalismo tratar das particularidades regionais e de gênero.

Diferentes gêneros jornalísticos serão abordados e trabalhados, bem como a produção de conteúdos jornalísticos para diferentes mídias, incluindo as mídias sociais, e diferentes públicos. Os tópicos serão analisados na prática, com estudos de caso, crítica de mídia e outras práticas.

A produção em sala de aula será compartilhada no Blog da disciplina para possibilitar que os alunos se engajem no processo de avaliação por pares, atuando como editores e avaliadores. Será estimulada o trabalho em grupos de cientistas e jornalistas e a divulgação de áreas distintas da expertise de cada um.

Ao longo de um semestre, os alunos serão motivados a atuarem como participantes ativos na comunicação e contribuírem com suas expertises e preferências temáticas, de mídias e públicos-alvo. A oficina pretende motivar os alunos a diagnosticarem os gargalos e desafios da divulgação científica, e proporem soluções para a comunicação científica usando mídias sociais.

Avaliação

Alunos serão avaliados por sua participação nos debates em sala de aula, apresentações, atividades propostas, bem como no trabalho final, que preferencialmente deverá ser realizado dentro do escopo do TCC. As produções serão avaliadas e publicadas de acordo com o perfil em veículos de comunicação produzidos pelo Labjor/Unicamp ou que tenham parceria com o programa de Especialização, como os veículos de comunicação da Unicamp.

O alunos também terão a oportunidade de avaliar o trabalho desenvolvido pelos professores no meio e ao final do curso de modo a contribuírem com adequações, atenderem a demandas e, portanto, aperfeiçoarem o processo de aprendizagem.

   Programa

Bibliografia

- Brossard, D., & Scheufele, D. A. (2013). Science, new media, and the public. Science, 339 (6115), 40–41. doi: 10.1126/science.1232329
- Bucchi, M. & Trench, B. Handbook of Public Commmunication of Science and Technology. New York: Routledge, 2008.
- León, B.; Bourk, M. (edit.). Communicating Science and Technology Through Online Video Researching a New Media Phenomenon. Routledge. 2018.
- Oreskes, N. & Conway, E.M. Merchants of doubt: how a handful of scientists obscured the truth on issue from tobacco smoke to global warming. Bloomsbury Press, 2010.
- Pracontal, M. de. A impostura científica em dez lições. São Paulo:Editora UNESP.2002.
- Wilcox, C.; Brookshire, B.; Goldman, JG. Science Blogging: the essential guide. Yale Press. 2016.
- Yeo, S. K. Liang, X., Brossard, D., Rose, K.M., Korzekwa, K., Scheufele, D.A. & Xenos, M.A. The case of #arseniclife: Blogs and Twitter in informal peer review. Public Understanding of Science
O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588
Ver endereço para envio de correspondências
LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO - UNICAMP