Edições da Especialização

Oficina de Jornalismo Científico III: Produção de matérias jornalísticas


JO-003 | Oficina de Jornalismo Científico III: Produção de matérias jornalísticas
Docente: Prof. Dr. Rodrigo Cunha, Mariluce Moura
E-mail para contato: rbcunha@unicamp.br, marilucemouras@gmail.com
Horário: Segundas-feiras 14h às 15:40
Local: Dependências do Labjor

Ementa

Esta disciplina irá revisar noções básicas do jornalismo que, necessariamente, se estendem para a modalidade jornalismo científico e diferenciá-las do que se entende mais amplamente como divulgação científica. Entre essas noções estão (1) a síntese de determinada verdade factual no primeiro parágrafo de uma notícia ou reportagem, o chamado lide (ou lead), fortemente orientada (ainda) pelas questões “o quê, como, quando, onde e por quê”; (2) a estrutura da narrativa jornalística, curta ou longa, com sua explicitação ou proteção de fontes; (3) a noção essencial do contraditório nos textos jornalísticos; (4) o poder de síntese e as estratégias de atração do interesse do público indispensáveis ao título e (5) as estratégias adotadas por veículos que dão tratamento mais aprofundado a notícias e reportagens para adequá-los ao formato das redes sociais. Serão feitos exercícios práticos de produção de títulos, primeiros parágrafos, textos inteiros de notícias e chamadas para as diferentes redes sociais, o que funciona e o que não funciona.

 

Objetivos

Ao término da disciplina, o aluno deve ser capaz de elaborar textos para qualquer meio e chamadas sucintas, em vídeo ou texto, para o formato de redes sociais como Twitter, Instagram, Facebook e Youtube.

 

Avaliação

Os alunos serão avaliados por meio de:

Programa

 

Referências

Brossard, D. (2013) New media landscapes and the science information consumer. PNAS, 110

(3):14096-14101.

Brossard, D., & Scheufele, D. A. (2013). Science, new media, and the public. Science, 339

(6115), 40–41. http://doi.org/10.1126/science.1232329

Cabral, Muniz Sodré, A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento – Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2012

León, B.; Bourk, M. (edit.)Communicating Science and Technology Through Online Video

Researching a New Media Phenomenon. Routledge. 2018.

Priem, J.; Taborelli, D.; Groth, P.; Neylon, C. (2010) “Altmetrics: a manifesto (26 Oct)”.

Disponível: http://altmetrics.org/manifesto. Acessado em 10 de janeiro de 2010.

Wilcox, C.; Brookshire, B.; Goldman, JG. (2016) Science Blogging: the essential guide. Yale Press.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588
Ver endereço para envio de correspondências
LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO - UNICAMP