Disciplinas oferecidas conjuntamente:
JC003/A
JC008/A
JC020/A
JC101/A
JC102/A

Texto e Linguagem


JC020/A | Texto e Linguagem
Docente: Profa. Dra. Mónica Graciela Zoppi-Fontana
Horário: terça-feira – 09:00 – 13:00
Local: Sala de aula do Labjor


Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2018 - 2º Semestre,

Esta disciplina discutirá, na sua primeira parte, como o texto foi tratado na história dos estudos sobre a linguagem. Na segunda parte tratará da questão do texto, do ponto de vista de disciplinas atuais, como a análise de discurso. Nesta parte serão incluídas as questões relativas às chamadas tipologias textuais e à questão do texto relativamente às linguagens não verbais. Na terceira parte serão analisados e produzidos textos de diversos tipos.

OBJETIVOS

Esta disciplina objetiva desenvolver conhecimentos sobre o funcionamento discursivo do texto: sua constituição em condições de produção históricas específicas, sua formulação, a partir da imbricação de diferentes materialidades significantes, sua circulação na sociedade e os efeitos de legitimação e silenciamento que o afetam.

PROGRAMA

Cada unidade do programa está destinada a desenvolver, do ponto de vista teórico e analítico, respostas para as questões que aparecem formuladas como perguntas provocadoras.

1- TEXTO/DISCURSO

Como analisar um texto?
Que relação ele estabelece com discursos que circulam na sociedade?
Como a situação concreta de enunciação e o contexto histórico aparecem representados nele e intervêm na sua significação?
Como se relacionam as diferentes materialidades significantes que integram o texto?

2- AUTORIA e EFEITO-LEITOR

O que é ser autor de um texto?
Como funciona um nome de autor?
Que efeitos a autoria produz na circulação de textos na nossa sociedade?
O que é ser leitor?
Como os textos representam uma imagem de leitor ideal na sua materialidade?
Como se relacionam os leitores reais com essa imagem antecipada que o texto lhes oferece?

3- TIPOS DE DISCURSO e GÊNEROS DISCURSIVOS

Tipologia de discursos.
O que são os gêneros de discurso?
Que relação estabelecem com as diversas instâncias e práticas sociais?
A cidade e a circulação social do sentido: o urbano, o escolarizado, o político.
Discurso científico e discurso jornalístico.
Mediações, transferências, versões.
Discurso de divulgação científica e cultural.

METODOLOGIA

Aulas expositivas, seminários de discussão de bibliografia e apresentação de análises, atividades em ambiente virtual.

AVALIAÇÃO

Entrega de um trabalho final individual no formato de artigo de divulgação científica ou cultural, acompanhado por uma resenha crítica de textos teóricos estudados no curso.

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

AUTHIER-REVUZ  Jacqueline. Palavras incertas. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

BOLOGNINI, C. Z.; PFEIFFER, C.; LAGAZZI, S. (Orgs.). Discurso e ensino: práticas de linguagem na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.

COLLINOT, A.; MAZIERE, F. Un  prêt à parler : le dictionnaire. Paris: Presses universitaires de France, 1997.

DIAS, C. Sujeito, sociedade e tecnologia: a discursividade da rede (de sentidos). São Paulo: Hucitec, 2012.

FERREIRA, A. C. F.; MARTINS, R. T.  (Orgs.). Linguagem e tecnologia. Campinas: Editora RG, 2012.

GUILLAUMOU, J.; MALDIDIER, D.; ROBIN, R. Discurso e arquivo – experimentações em análise do discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 2016.

GUIMARÃES, E. (Org.) História e sentido na linguagem. Campinas: Editora RG, 2008.

GUIMARÃES, E. (Org.) Produção e circulação do conhecimento – Estado, Mídia, Sociedade. Campinas: Pontes Editores, 2001.

HENRY, P. A ferramenta imperfeita – língua, sujeito e discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

LAGAZZI, S. e E. ORLANDI Discurso e textualidade. Introdução às Ciências da Linguagem, vol.2. Campinas, Pontes, 2005.

LAGAZZI, S. A discussão do sujeito no movimento do discurso. Campinas: Tese de Doutorado, Instituto de Estudos da Linguagem/Universidade Estadual de Campinas, 1998.

MAZIÈRE, F. A Análise do Discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

MORELLO, R. (Org.) Giros na Cidade. Campinas: Laboratório de Estudos Urbanos/Nudecri – Unicamp, 2004.

NUNES, J. H. Léxico Urbano, discurso e silêncio: um fazer no entremeio. In: L. A. Barros; A. N. Isquerdo. O Léxico em Foco: múltiplos olhares. São Paulo: Cultura Acadêmica – UNESP, 2010.

ORLANDI E. P. Discurso e leitura. Campinas: Cortez/Editora da Unicamp, 1988.

ORLANDI E. P. Análise de Discurso. Campinas: Pontes, 1999.

ORLANDI, E.  (Org.) Cidade atravessada: os sentidos públicos no espaço urbano. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, E. (Org.) Para uma enciclopédia da cidade. Campinas: Pontes/Labeurb-Unicamp, 2003.

ORLANDI, E. P. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004.

ORLANDI, E. P. (Org.). Discurso e Políticas Públicas Urbanas – a fabricação do consenso. Campinas: Editora RG, 2010.

ORLANDI, E. P. Discurso em Análise: Sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes Editores, 2012.

PAVEAU, M. – A. Os pré-discursos: sentido, memória, cognição. Campinas: Editora Pontes, 2013.

PAVEAU, M. – A. Linguagem e moral: uma ética das virtudes discursivas. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.

PECHEUX Michel. Semântica e Discurso, por uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.

PECHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990.

PECHEUX, Michel. Por uma análise automática do discurso, F. Gadet e T. Hak, (orgs.), Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

ROBIN, R. A memória saturada. Campinas: Editora da Unicamp, 2016.

SILVA, M. V. da. História da Alfabetização no Brasil – sentidos e sujeito da escolarização. Campinas: Editora da Unicamp, 2015.

ZOPPI-FONTANA, M. Cidadãos Modernos. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

ZOPPI-FONTANA, M. O Português do Brasil como Língua Transnacional. Campinas: Editora RG, 2009.

ZOPPI-FONTANA, M. Autoria, efeito-leitor e gêneros discursivos. Livro-texto. Curso de Especialização em Língua Portuguesa, UNICAMP/REDEFOR, Sec. de Educação do Estado de São Paulo, 2012.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
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