Disciplinas oferecidas conjuntamente:
JC 108/A – Tópicos Especiais em Metodologia de Pesquisa
JC 014/A – Comunicação e Percepção Pública da Ciência
JC 013/A – Seminários de Orientação
JC 010/A – Filosofia da Ciência

Comunicação e Percepção Pública da Ciência


JC 014/A | Comunicação e Percepção Pública da Ciência
Docente: Simone Pallone, Marcelo Knobel e Julia Guivant
E-mail para contato:

Horário: Quinta-feira – 9h às 13h
Local: Sala de aula do Labjor


Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2022 - 2º Semestre,

Ementa

Comunicação e Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia se insere no campo dos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia e busca, de modo geral, investigar as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Entender essas relações é um desafio complexo, mas fundamental, porque permite observar como a ciência e a tecnologia ganham destaque no cotidiano das pessoas, trazem benefícios, mas geram impactos muitas vezes deletérios. A presente disciplina pretende adentrar o universo da PPCT, ainda com destaque para aspectos relacionados à comunicação de C&T, de riscos, pseudociências e desinformação. O programa prevê aulas que tragam um histórico da PPCT, análise de pesquisas já realizadas e suas evoluções, metodologias e dimensões de análises. São atividades desta disciplina: aprender a construir questionários, avaliar os resultados e introduzir métodos estatísticos utilizados na área. O curso deverá investir na análise dos indicadores de conhecimento, interesse, informação e atitude, e também as limitações das pesquisas e resultados.

Bibliografia recomendada

AAAS (s/d) Why public engagement matters? Do Center for Public Engagement with Science and Technology, da American Association for the Advancement of Science (AAAS):
https://www.aaas.org/pes/what-public-engagement

ALVES, G. (2019) Brasileiro é otimista quanto à ciência, mas confiança cai, diz pesquisa. Texto publicado em 22 de julho na Folha de S.Paulo. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2019/07/brasileiro-e-otimista-quanto-a-ciencia-mas-confianca-cai-diz-pesquisa.shtml

BODMER, W (1985). Public understanding of science. London: Royal Society, 1985.

BUCCHI, Massimiano, TRENCH, Brian. Science Communication and Science in Society: A Conceptual Review in Ten Keywords. TECNOSCIENZA. Italian Journal of Science & Technology Studies. 7 (2) pp. 151-168 – ISSN 2038-3460. www.tecnoscienza.net
Inep-MEC (2015), Censo de Ensino Superior de 2015.

CGEE (2019) Percepção Pública da C&T no Brasil – 2019. Resumo Executivo. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2019. Disponível em:
https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/CGEE_resumoexecutivo_Percepcao_pub_CT.pdf

CGEE (2015) A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil: 2015. Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/percepcao_web.pdf

DAZA, S.; Arboleda, T. (2007) Public Communication of Science and Technology in Colombia: ¿Policies for the Democratization of Knowledge? Signo y Pensamiento 50 •volumen xxvi • enero – junio 2007.

DNIC/MINCyT. 5ta Encuesta Nacional de Percepción Pública de la Ciencia. Argentina, 2022. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/2019/06/percepcion_publica_2021.pdf

EUROPEAN UNION. Special Eurobarometer 516 – April-May 2021. https://webgate.ec.europa.eu/ebsm/api/public/deliverable/download?doc=true&deliverableId=76996

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GUIVANT, J.S. O legado de Ulrich Beck. Ambiente & Sociedade n São Paulo v. XIX, n. 1 n p. 227-237 n jan.-mar. 2016. https://doi.org/10.1590/1809-4422ASOC150001ExV1912016.

KRAUSE Nicole M., FREILING, Isabelle, BEETS, Becca; BROSSARD, Dominique (2020) Fact-checking as risk communication: the multi-layered risk of misinformation in times of COVID-19, Journal of Risk Research, 23:7-8, 1052-1059, DOI: 10.1080/13669877.2020.1756385.

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LOPES, R. J. (2019). Universidades públicas produzem mais de 90% da pesquisa do país; resta saber até quando. Texto publicado na Folha de S.Paulo em 21 de abril de 2019.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/reinaldojoselopes/2019/04/universidades-publicas-produzem-mais-de-90-da-pesquisa-do-pais-resta-saber-ate-quando.shtml

MASSARANI, L. CASTELFRANCHI, Y., FAGUNDES, V e MOREIRA, I. (2019) O QUE OS JOVENS BRASILEIROS PENSAM DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA? Resumo executivo. Disponível em: http://www.coc.fiocruz.br/images/PDF/Resumo%20executivo%20survey%20jovens_FINAL.pdf

MCT (2010) Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia – resultados da enquete de 2010. Disponível em: http://www.recyt.mincyt.gov.ar/files/ActasComisionCyT/Acta2011_01/Anexo_VII_Public_Survey_2010_Portuguese.pdf

MENDES, I. M. Percepções de jovens cariocas sobre ciência e tecnologia. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Divulgação Científica, 2019. Disponível em:
http://ppgdc.coc.fiocruz.br/images/dissertacoes/dissertao_ione.pdf

MOURA, Mariluce. Universidade e Sociedade: a Escuta Imprescindível. In: Repensar a Universidade : Impactos para a Sociedade / organizador: Jacques Marcovitch; colaboradores: Nina Ranieri… [et al.]. – São Paulo: Com-Arte; Fapesp, 2019 – pp. 219 – 232.

NAVAS, A. M. (2008) Concepções de popularização da C&T no discurso político: impactos nos museus de ciências. 2008. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

ORSI, C. (2019) Vacinas, evolução, transgênicos: pesquisa revela crenças dos brasileiros. Texto publicado na revista do Instituto Questão de Ciência. Disponível
em: http://revistaquestaodeciencia.com.br/questao-de-fato/2019/05/13/vacinas-evolucao-transgenicos-pesquisa-revela-crencas-dos-brasileiros

VOGT, C.,KNOBEL, M. EVANGELISTA, R. A. FIGUEIREDO, S.P., CASTELFRANCHI, Y., RIGHETTI, S. (2010). Percepção pública da ciência e tecnologia no estado de São Paulo. In SUZIGAN, W., FURTADO, J.E.M.P., GARCIA, R.C. (coord). Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo. Fapesp, 2010, p. 12-7 a 12-51 do vol.2
http://www.fapesp.br/indicadores/2010/volume2/cap12.pdf

VOGT, C (2003). A espiral da cultura científica. ComCiência, jul. 2003. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/cultura/cultura01.shtml

VOGT, C.; POLINO, C. (2003) Percepção Pública da Ciência. Campinas: Editora Unicamp, 2003.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
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