Disciplinas oferecidas conjuntamente:
JC 102/A – Tópicos de Divulgação Científica e Cultural II – 2 créditos
JC 101/A – Tópicos de Divulgação Científica e Cultural I – 2 créditos (aulas até 26/04/2022)
JC 018/A – Jornalismo Cultural – 4 créditos
JC 017/A – Jornalismo Científico – 4 créditos

Tópicos de Divulgação Científica e Cultural II – 2 créditos


JC 102/A | Tópicos de Divulgação Científica e Cultural II – 2 créditos
Docente: Prof. Dr. Rodrigo Bastos Cunha
E-mail para contato: rbcunha@unicamp.br
Horário: Quinta-feira –14h às 16h
Local: LABJOR


Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2022 - 1º Semestre,

As relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade na educação científica

Histórico do surgimento do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e seus impactos na educação através da abordagem que ficou conhecida como Ensino CTS. Contextualização e interdisciplinaridade no ensino de ciências (nível fundamental), biologia, física e química (nível médio). Diferentes visões do que vem a ser uma abordagem CTS. A importância dos temas controversos e o estímulo ao debate. Ensino voltado para a formação de novos cientistas versus ensino voltado para tomadas de decisões e o exercício da cidadania.

 

Bibliografia

CUNHA, R. B. “Noção de cidadania é secundária nas questões de ciências da natureza do Enem”. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 10, n. 19, 2021.

CUNHA, R. B. “Provas de ciências da natureza da Unicamp contribuem para mudanças no ensino de ciências? Uma análise do vestibular 2019”. Revista da Faculdade de Educação (UNEMAT), v. 35, n. 1, jan/jun 2021.

CUNHA, R. B. “A alta relevância de temas socioambientais na percepção de licenciandos, professores e pesquisadores de ensino de ciências”. Revista CTS, v. 17, n. 48, jan 2022 (no prelo).

GONÇALVES, R. S.; SILVA, L. F. “Abordagem de temas a partir do enfoque CTS na educação básica: caracterização dos trabalhos apresentados por autores brasileiros, espanhóis e portugueses nos seminários ibero-americanos CTS”. Revista CTS, v. 12, n. 34, fev 2017.

PALACIOS et al. Introdução aos estudos CTS. Washington D.C. (Estados Unidos): Organização de Estados Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003.

ROSA, S. E.; STRIEDER, R. B. “Culturas de participação em práticas educativas brasileiras fundamentadas pela educação CTS”. Revista CTS, v. 16, n. 47, jul 2021.

SANTOS, L. P. S. “Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças”. AMAZÔNIA – Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 17, jul/dez 2012.

ZUIN, V. G.; FREITAS, D. “A utilização de temas controversos: estudo de caso na formação de licenciandos numa abordagem CTSA”. Ciência & Ensino, v. 1, n. 2, 2007.

 

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
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