Edições da Especialização

Seminários de Ciência /Cultura


ES-655 | Seminários de Ciência /Cultura
Docente: Profa. Dra. Simone Pallone de Figueiredo
E-mail para contato: spallone@unicamp.br
Horário: Segundas-feiras
Local: Dependências do Labjor

Dentro do campo de estudos sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, um dos principais questionamentos diz respeito à participação da população nas tomadas de decisão sobre ciência e tecnologia. Embora saibamos que a decisão sobre investimentos que um governo deva ou não fazer na área não está ao alcance de toda a população, espera-se, em uma sociedade democrática, que todo indivíduo tenha a capacidade de opinar e se possível, colaborar com as decisões sobre a apropriação que fará ou não dos produtos da ciência e tecnologia, sendo capaz também de avaliar riscos, benefícios, relevância e impacto (social, político) da C&T. Nesse sentido, a divulgação científica colabora com o objetivo de levar o conhecimento produzido nas instituições de ensino e pesquisa para um público amplo, de modo a contribuir com a formação e capacidade de reflexão sobre avanços, usos, necessidades, controvérsias, interesses e todos os meandros que envolvem a produção e disseminação da ciência e da tecnologia.

A disciplina Seminários de Ciência e Cultura tem o objetivo de promover debates que favoreçam a compreensão sobre as dinâmicas da produção da C&T, da circulação do conhecimento científico e do papel da Divulgação Científica – mais especificamente do jornalismo científico -, nesses processos. Para fomentar esses debates serão convidados profissionais da área científica e da comunicação para trazerem experiências que possam inspirar, bem como suscitar a crítica a modelos vigentes e sobre a relação da comunicação com temas de ciência e cultura.

Programa

Bibliografia 

– BUSH, V. (1945) Science, the Endless Frontier: a report to the President by Vannevar Bush, Director of the Office of Scientific Research and Development. 1945.

– BRASIL. A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil: 2015. – Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2017.

– BUENO, W.C. Opinião: Uma cultura de comunicação para a universidade brasileira. Portal Imprensa, fevereiro de 2013.

– ESTEVES, B. Entre promover e fiscalizar. Blog Questões da Ciência, Revista Piauí (16/06/2015).

– EVANGELISTA, R. Redes sociais e consumo de notícias: os prejuízos de sistemas centralizados e obscuros. ComCiência (UNICAMP), v. 167, p. 1, 2015.

– FIORAVANTI, C. Momentos de transição. Fartura de notícias on-line refaz os espaços e os papéis do jornalismo científico. Pesquisa Fapesp, ed. 236. Outubro 2015.

– LEWENSTEIN, B. (2006), “Models of Public Communication of Science and Technology”, disponível em: http://communityrisks.cornell.edu/BackgroundMaterials/Lewenstein2003.pdf

– MASSARANI, L. MOREIRA, I., BRITO, F. Ciência e público: os caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência/UFRJ, 2002.
– MUNIZ, R. ORSI, C. Jornalismo e ciência sofrem de doenças degenerativas similares. Revista Ensino Superior, nº 13 (abril-junho de 2014).

– TAIT, M. FELIX, E, DAGNINO, R. Popularization of science in Brazil: getting onto the public agenda, but how? JCOM (Journal of Science Communication) 7(4), December 2008.

– TEIXEIRA, M. Pressupostos do jornalismo de ciência tal como é praticado no Brasil e suas repercussões no modo da cobertura. Parcerias Estratégicas, número 13. Dezembro 2011.

– UNESCO. A ciência para o século XXI: uma nova visão e uma base de ação – Brasília: UNESCO, ABIPTI, 2003. 72p. Texto baseado na “Conferência Mundial sobre Ciência, Santo Domingo, 10-12 mar, 1999” e na “Declaração sobre Ciências e a Utilização do Conhecimento Científico, Budapeste, 1999”.

– VOGT, C. The spiral of scientific culture and cultural well-being: Brazil and Ibero-America. Public Understanding of Science. January 2012 vol. 21 no. 1 4-16

 __________, Gomes, M. e Muniz, R. (org). ComCiência e divulgação científica. Campinas, SP: BCCL/ UNICAMP, 2018.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
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