PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

História da Ciência

JC004 | História da Ciência

Docente: Laís Silveira Fraga e Márcio Barreto
E-mail: lais.fraga@fca.unicamp.br
Horário: Segunda-feira das 14 às 18h
Local: Disciplina ministrada integralmente em modo remoto, programação completa com o link da sala será divulgado no início do semestre letivo


Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2020 - 2º semestre.

Ementa

Nesta disciplina serão abordados e problematizados os seguintes temas: a ciência moderna e suas origens metafísicas; as relações entre tecnociência e sociedade; os motores da história – da máquina a vapor ao motor informático; as descobertas científicas e suas implicações políticas e econômicas; a ciência do século XX até os dias atuais – os casos da física e das ciências biológicas; e a história das ciências no Brasil.

Programa

A disciplina abordará a perspectiva da co-construção entre ciência, tecnologia e sociedade ao longo do tempo, considerando suas múltiplas determinações em oposição à visões lineares e deterministas sobre o tema. Espera-se aproximar as/os alunas/os da percepção da teia de relações em que ciência e tecnologia se inserem nos planos social, econômico e político e abordar, especialmente, as diversas desigualdades persistentes e estruturantes que moldam (e são moldadas) pela tecnociência. Em oposição a visões simplificadoras, a disciplina parte da complexidade da mudança científica e tecnológica com o intuito de proporcionar à/ao aluno/a uma reflexão sobre a tecnociência e seu papel no mundo contemporâneo.

Considerando que provavelmente a disciplina será toda virtual, serão realizados encontros virtuais alternados com leituras, filmes e exercícios de escrita.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual e acordada no primeiro dia de aula com os(as) alunos(as).

Bibliografia

BENJAMIN, Ruha. Race after technology: Abolitionist tools for the new Jim Code. Social Forces, 2019.

BENJAMIN, Ruha (Ed.). Captivating technology: Race, carceral technoscience, and liberatory imagination in everyday life. Duke University Press, 2019.

BENJAMIN, Ruha. Catching our breath: critical race STS and the carceral imagination. Engaging Science, Technology, and Society, v. 2, p. 145-156, 2016.

BERGSON, H. (2006 ). O pensamento e o Movente. São Paulo: Martins Fontes (capítulo VI: Introdução à metafísica).

BUSH, Vannevar. Ciência, a Fronteira Sem Fim: o documento que ajudou a moldar a pesquisa na segunda metade do século XX. Revista Ensino Superior UNICAMP, n. 2, p. 86-95, 2010.

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PAIS, Abraham. (1995). “Sutil é o senhor…”: a ciência e a vida de Albert Einstein. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira.

SILVA, Tarcizio (org.). Comunidades, algoritmos e ativismos digitais: olhares afrodiaspóricos. LiteraRUA, São Paulo, 2020.

SANTOS, Laymert Garcia dos. (2003). Politizar as novas tecnologias. São Paulo, Editora 34.

SCHENBERG, Mário. (1984) Pensando a Física. São Paulo, Editora Brasiliense.

SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência. Bauru: Edusc, p. 32, 2001.

SHAKESPEARE, W. (2011.) Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. São Paulo: L & PM, 2011.

VARSAVSKY, Oscar. Ciencia, Política y Cientificismo. Centro Editor de América Latina, 1969.

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WINNER, Langdon et al. (Ed.). Democracy in a technological society. Springer Science & Business Media, 1992.

Filmografia

– A caverna dos sonhos esquecidos / Werner Herzog / 2013

– Como se vê / Harun Farocki / 2004