História da Ciência

Docente: Laís Silveira Fraga e Márcio Barreto
E-mail: lais.fraga@fca.unicamp.br
Horário: Segunda-feira das 14 às 18h
Local: Disciplina ministrada integralmente em modo remoto, programação completa com o link da sala será divulgado no início do semestre letivo

Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2020 - 2º semestre.

Ementa

Nesta disciplina serão abordados e problematizados os seguintes temas: a ciência moderna e suas origens metafísicas; as relações entre tecnociência e sociedade; os motores da história – da máquina a vapor ao motor informático; as descobertas científicas e suas implicações políticas e econômicas; a ciência do século XX até os dias atuais – os casos da física e das ciências biológicas; e a história das ciências no Brasil.

Programa

A disciplina abordará a perspectiva da co-construção entre ciência, tecnologia e sociedade ao longo do tempo, considerando suas múltiplas determinações em oposição à visões lineares e deterministas sobre o tema. Espera-se aproximar as/os alunas/os da percepção da teia de relações em que ciência e tecnologia se inserem nos planos social, econômico e político e abordar, especialmente, as diversas desigualdades persistentes e estruturantes que moldam (e são moldadas) pela tecnociência. Em oposição a visões simplificadoras, a disciplina parte da complexidade da mudança científica e tecnológica com o intuito de proporcionar à/ao aluno/a uma reflexão sobre a tecnociência e seu papel no mundo contemporâneo.

Considerando que provavelmente a disciplina será toda virtual, serão realizados encontros virtuais alternados com leituras, filmes e exercícios de escrita.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual e acordada no primeiro dia de aula com os(as) alunos(as).

BENJAMIN, Ruha. Race after technology: Abolitionist tools for the new Jim Code. Social Forces, 2019.

BENJAMIN, Ruha (Ed.). Captivating technology: Race, carceral technoscience, and liberatory imagination in everyday life. Duke University Press, 2019.

BENJAMIN, Ruha. Catching our breath: critical race STS and the carceral imagination. Engaging Science, Technology, and Society, v. 2, p. 145-156, 2016.

BERGSON, H. (2006 ). O pensamento e o Movente. São Paulo: Martins Fontes (capítulo VI: Introdução à metafísica).

BUSH, Vannevar. Ciência, a Fronteira Sem Fim: o documento que ajudou a moldar a pesquisa na segunda metade do século XX. Revista Ensino Superior UNICAMP, n. 2, p. 86-95, 2010.

CECEÑA MARTORELLA, Ana Esther. La tecnología como instrumento de poder. Ediciones El Caballito, 1998.

FEENBERG, Andrew. Transforming technology: A critical theory revisited. Oxford University Press, 2002.

KOYRÉ, A. (2006). Do mundo fechado ao universo infinito. Rio de Janeiro, Forense Universitaria.

LANDER, Edgardo. Los límites de la democracia en la sociedad tecnológica: la ciencia y la tecnología como asuntos políticos. 1992.

LE GUIN, Ursula K. The carrier bag theory of fiction. Ignota Books, 2019.

NEWTON, Isaac Sir. Principia. Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. Livro I. EDUSP/Nova Stella, 1990, São Paulo, trad.: Trieste S.F. Ricci e outros, 1ª edição em latim: 1686.

NEWTON, Isaac Sir. As Profecias de Daniel e o Apocalipse. Édipo, São Paulo, 1950. trad.: Júlio Abreu Filho Original em inglês, 1733.

PAIS, Abraham. (1995). “Sutil é o senhor…”: a ciência e a vida de Albert Einstein. Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira.

SILVA, Tarcizio (org.). Comunidades, algoritmos e ativismos digitais: olhares afrodiaspóricos. LiteraRUA, São Paulo, 2020.

SANTOS, Laymert Garcia dos. (2003). Politizar as novas tecnologias. São Paulo, Editora 34.

SCHENBERG, Mário. (1984) Pensando a Física. São Paulo, Editora Brasiliense.

SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência. Bauru: Edusc, p. 32, 2001.

SHAKESPEARE, W. (2011.) Hamlet. Tradução de Millôr Fernandes. São Paulo: L & PM, 2011.

VARSAVSKY, Oscar. Ciencia, Política y Cientificismo. Centro Editor de América Latina, 1969.

VIRILIO, P. (1998). Os Motores da História. In: Tecnociência e Cultura. São Paulo, Estação Liberdade.

YATES, F. Giordano Bruno e a Tradição Hermética. São Paulo, Cultrix, 1995. pp 13-31.

WAJCMAN, Judy. Tecnologia de produção: fazendo um trabalho de gênero. Cadernos Pagu, n. 10, p. 201-256, 1998.

WINNER, Langdon. Artefatos têm política?. Analytica. Revista de Filosofia, v. 21, n. 2, p.195-218, 1986.

WINNER, Langdon et al. (Ed.). Democracy in a technological society. Springer Science & Business Media, 1992.

Filmografia

– A caverna dos sonhos esquecidos / Werner Herzog / 2013