Disciplinas oferecidas conjuntamente:
JC 108/A – Tópicos Especiais em Metodologia de Pesquisa
JC 014/A – Comunicação e Percepção Pública da Ciência
JC 013/A – Seminários de Orientação
JC 010/A – Filosofia da Ciência

Seminários de Orientação


JC 013/A | Seminários de Orientação
Docente: Profa. Dra. Marta Kanashiro
E-mail para contato:

Horário: Quarta-feira – 14h às 18h
Local: Sala de aula do Labjor
Atenção: não oferecemos vaga para aluno especial


Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2022 - 2º Semestre,

Ementa

A disciplina será dedicada à análise e discussão das pesquisas que estão sendo desenvolvidas por estudantes matriculados(as) no Mestrado em Divulgação Cientifica e Cultural. Os debates têm como intuito estimular o aprimoramento dos projetos individuais de pesquisa, especialmente para estudantes ingressantes em 2022, assim como ampliar as perspectivas dos(as) mestrandos(as) sobre diferentes modos de fazer pesquisa. A disciplina também visa a expansão da capacidade crítica e reflexiva dos(as) estudantes sobre o ato de pesquisar.
Pesquisadores externos voltados para os temas de pesquisa dos estudantes ou os(as) professores(as) orientadores(as) dos(as) mestrandos(as) matriculados no curso poderão participar, de acordo com sua disponibilidade, para expor aspectos específicos que auxiliem as pesquisas em andamento.

Avaliação:

A avaliação do curso incluirá três itens:
1) participação do aluno no decorrer do curso debatendo as pesquisas dos(as) colegas matriculados(as) (30% da nota)
2) apresentação oral e debate do projeto de pesquisa que o(a) estudante está desenvolvendo (35% da nota)
3) texto final relativo a pesquisa em desenvolvimento (35% da nota)
Participação: Para o bom andamento das aulas, os (as) estudantes receberão previamente o projeto de pesquisa dos(as) colegas matriculados(as) no curso e deverão trazer anotações sobre sua leitura que contribuam para o desenvolvimento das pesquisas. Desta forma, todos os projetos de pesquisa serão debatidos em aula.
Apresentação oral: Os estudantes farão uma breve apresentação oral do seu projeto de pesquisa aprovado para ingresso no mestrado. Esta apresentação pode incluir aspectos que já foram desenvolvidos até o momento do curso ou possíveis alterações realizadas no trabalho em andamento, ou ficar restrito ao projeto de ingresso, conforme for mais adequado à etapa da pesquisa.
Texto final: Cada estudante deverá entregar um texto que trate do desenvolvimento de sua pesquisa de mestrado. O texto deverá ter entre 10 e 15 páginas, com espaço
1,5; fonte Arial; tamanho 11. A proposta de texto final deverá ser discutida previamente com a professora responsável pela disciplina. Os trabalhos devem ser enviados no formato pdf para o e-mail mmk@unicamp.br até a data de 14 de dezembro. Não serão aceitos trabalhos entregues após essa data.

Bibliografia e Referências

As leituras de artigos, capítulos de livro e outras referências serão voltadas especificamente para os projetos de pesquisa de estudantes matriculados(as) e, portanto, serão organizadas no decorrer do semestre.

O Labjor é um centro de referência para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural. Oferece, de forma multidisciplinar, cursos de pós-graduação, e proporciona pesquisas e produtos culturais que contribuem para a análise da dinâmica das relações entre ciência e sociedade.
Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
Rua Seis de Agosto, 50 - 3º piso - CEP: 13083-873
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588
Ver endereço para envio de correspondências
LABORATÓRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM JORNALISMO - UNICAMP