Sexta Temporada do Podcast Mundaréu vem aí!

12 de agosto de 2025
Identidade visual da Sexta Temporada,com fotografia de um grafite, elaborada por Fernanda Mariath e Clarissa Reche, 2025.

e com ela, encerramos o ciclo que começamos lá na Quarta Temporada, em 2023: um mapeamento de pesquisadoras feministas da antropologia da ciência e tecnologia no Brasil, Argentina e Colômbia!

No começo de 2023, o Podcast Mundaréu, coordenado pela professora Daniela Manica e produzido no Laboratório em Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), iniciou um grande projeto financiado pela FAPESP. É importante lembrar que o Mundaréu começou lá em 2019 como uma parceria entre a Unicamp e a Universidade de Brasília (UnB), buscando a comunicação pública da Antropologia e também era coordenado pela professora Soraya Fleischer (UnB).

Dessa vez, o que a gente queria era entender como comunicar resultados, disputar sentidos e conversar sobre as pesquisas feitas sobre ciência e tecnologia na América Latina com um público mais amplo que o científico. Ao mesmo tempo, queríamos explorar através do podcast as transmidialidades do som, do texto da imagem. A gente buscou pesquisas da Antropologia da Ciência e Tecnologia na América Latina com perspectivas feministas, antirracistas, interseccionais e decoloniais. Encontramos muitas pesquisadoras e pesquisas interessantes, diversas e transformadoras.

Colocamos nossos gravadores na estrada e levamos você com a gente através de uma dezena de episódios na Quarta e na Quinta Temporada, apresentando algumas dessas pesquisas e pesquisadoras. Assim como os obstáculos, desafios, soluções e afetos envolvidos em fazer pesquisas feministas nas universidades brasileiras. A gente começou com um episódio gravado aqui em Campinas, na cidade que produzimos o Mundaréu. Passamos pelo Sul do país, em Porto Alegre, pelo Nordeste, em Maceió e também pelo Centro-Oeste, em Goiânia. Fomos recebidas pela professora Alejandra Roca, colaboradora desse projeto, na Argentina e produzimos a série Mundaréu na Argentina, lançada em 2024. E a professora Tania Perez-Bustos, também parte do projeto, nos levou à Colômbia, resultando na série Mundaréu na Colômbia, lançada neste ano.

Agora na Sexta Temporada vamos começar pelo Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Vamos te levar para conhecer o Quilombo Córrego do Rocha e você vai ouvir sobre territorialidades e modos de existência quilombolas. Também gravamos uma mesa redonda que ocorreu no encontro da Anpocs de 2024, aqui na Unicamp, que perguntamos: “é possível fazer uma ciência feminista no Brasil do século XXI?”. Vamos chegar ao Norte do país, em Belém e na Ilha do Marajó. Vamos passar de novo pelo Nordeste, dessa vez, em São Luís. E a gente encerra esse ciclo na capital brasileira mais ao Norte do país: Boa Vista, em Roraima.

Em dois episódios, vamos falar sobre como a atuação profissional das mulheres na universidade é impectada por dinâmicas de assédio, estupro e violências diversas de gênero. Como a agenda de pesquisa dessas cientistas acaba tendo que ser pautada para a construção de ferramentas para a transformação desse cenário e a construção de uma universidade mais segura, mais acolhedora e melhor. Também vamos falar do impacto da presença de um campus da Universidade do Estado do Pará na cidade de Salvaterra e sobre o projeto de extensão “Empodera Marajoara”, que é dedicado à capacitação profissional de mulheres da região, incluindo a comunidade quilombola marajoara de Boa Vista.

Vem com a gente? Dia 12 de agosto, terça-feira, a nova temporada do Mundaréu! Com um episódio novo todo mês, até dezembro!