JC 108/A | Tópicos Especiais em Metodologia de Pesquisa | Extensão Universitária, pesquisa e pós-graduação

Docente: Profa. Dra. Laís Fraga
E-mail: lais.fraga@fca.unicamp.br
Horário: Quarta-feira – 09h às 13h
Local: Sala de aula do Labjor
Atenção: não oferecemos vaga para aluno especial

Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2022 - 2º semestre.

Ementa

As relações entre universidade e sociedade; Fundamentos e metodologias de extensão universitária; Integração entre extensão e ensino de pós-graduação; Aproximações entre extensão e pesquisa; Pesquisa-Ação; Investigação Ação Participativa (IAP); Extensão ou Comunicação?

Bibliografia

FALS-BORDA, Orlando. El problema de cómo investigar la realidad para transformarla: por la praxis. Tercer mundo, 1985.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7ª Ed. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 1983.
hooks, bell et al. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

RAHMAN, Mohammed Anisur; FALS-BORDA, Orlando. Romper el monopolio del conocimiento: Situación actual y perspectivas de la Investigación-Acción Participativa en el mundo. In: Análisis Político n° 5 Set/Dec, Instituto de Estudios Internacionales (IEPRI)/Universidad Nacional de Colômbia, Bogotá, 1988. p. 30-42.

SOUSA, Ana Luiza Lima. A História da Extensão Universitária. Campinas, SP: Alínea, 2000.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1985.