JC 101/A | Tópicos de Divulgação Científica e Cultural I – 2 créditos (aulas até 26/04/2022)

Docente: Prof. Dr. José Horta Nunes
E-mail: johnunes@unicamp.br
Horário: Terça-feira – 09h às 13h
Local: LABJOR

Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2022 - 1º semestre.

Divulgação da História dos Conhecimentos Linguísticos

O curso tem a finalidade de abordar a divulgação da História dos Conhecimentos Linguísticos, tendo em vista autores, teorias, conceitos, instrumentos linguísticos, instituições, periodizações. Após uma discussão sobre a História das Ideias Linguísticas, com base na leitura de textos da área, serão abordados os modos como os conhecimentos linguísticos são divulgados para os pares ou para públicos mais amplos e diversificados. Os trabalhos finais consistirão em uma monografia ou um texto de divulgação.

Bibliografia

AUROUX, S. A Revolução Tecnológica da Gramatização. Campinas: Editora da Unicamp, 1992.

COLLINOT, A.; MAZIÈRE, F. Un Prêt à parler : le dictionnaire. Paris: Presses

Universitaires de France, 1997.

COLOMBA, B.; FOURNIER, J.-M. ; PUECH, C. Uma História das Ideias Linguísticas. São Paulo: Editora Contexto, 2017.

GUIMARÃES, E. (Org.). Produção e Circulação do Conhecimento: Estado, Mídia, Sociedade. Campinas: Pontes, 2001, p. 73-79.

ORLANDI, E. P. História das Idéias Linguísticas – construção do saber metalinguístico e constituição da língua nacional. Campinas: Pontes Editores/Cáceres: UNEMAT Editora, 2001.

SILVESTRE, J. P.; VERDELHO, T. (Orgs.). Dicionarística Portuguesa: inventariação e estudo do patrimônio lexicográfico. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007.

SÉRIOT, P. Estrutura e Totalidade – as origens intelectuais do estruturalismo na Europa Central e Oriental. Campinas: Editora da Unicamp/Cáceres: Editora Unemat, 2016.

VOGT, C.; MORALES, A. P. Espiral, Cultura e Cultura Científica. Com Ciência – Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Dossiê 191, 05/09/2017. Endereço: https://www.comciencia.br/category/_dossie-191.