Tópicos Atuais em Ciência e Cultura

Docente: Prof. Dr. Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Horário: Quinta-feira das 9h às 13h
Local: sala de aulas Labjor

Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2014 - 2º semestre.

Esta disciplina é constituída de seminários e debates sobre as relações entre ciência e cultura, entendidas tanto no sentido estético (artístico e filosófico) como nas suas articulações com o campo de estudos da linguagem.

Será enfatizado, predominantemente, o estudo das imagens, entendidas como expressivos do cinema, da literatura e das artes digitais. Serão escolhidas relações entre ciência e cultura que se manifestam em espaços e tempos institucionalizados (como museus, mídias impressas, televisivas) e não institucionalizados como a rua, sites de internet ‘livre’, dentre outros.

GODINHO, Ana. Linhas de Estilo. Lisboa: Relógio D´água, 2007.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

LINS, Daniel. Estética como acontecimento: o corpo sem órgãos. São Paulo: Lumme Editor, 2012.

MURRAY, Timothy. Time @Cinema´s Future: New Media Art and the Thought of Temporality. In: RODOWICK, D.N. (org.). Afterimages of Gilles Deleuze’s Film Philosophy. Minneapolis, London: University of Minnesota Press, 2010. p. 351-372.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SARLO, Beatriz. Signos de la pasión. Buenos Aires: Biblos, 2012.

SIMANOWSKI, Roberto. Digital art and meaning. Reading kinetic poetry, text machines, mapping art, and interactive installations. Minneapolis/London: University of Minnesota Press, 2011.