PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

Sócio-antropologia da ciência e da tecnologia

JC 015 | Sócio-antropologia da ciência e da tecnologia

Docente: Prof. Rafael Evangelista
E-mail: rae@unicamp.br
Horário: Terça-feira, das 14h às 18h
Local: Sala de aula do LABJOR

Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2023 - 2º semestre.

Esta disciplina busca aprofundar o pensamento sobre tecnologia, ciência e conhecimento a partir de referenciais teóricos das Ciências Sociais. Mais especificamente, o curso abordará algumas categorias básicas e discussões clássicas das Ciências Sociais, buscando compreender como os estudos contemporâneos das ciências e das tecnologias tanto incorporam quanto problematizam esses conceitos.

O curso tratará de algumas relações entre essas diferentes abordagens e em disciplinas como Sociologia e Antropologia, pensando como cada uma dialoga e contribui para as temáticas que se configuram na contemporaneidade de maneira interdisciplinar.A estratégia para isso serão discussões sobre as relações entre algoritmos, inteligência artificial e poder. Os últimos anos assistiram a uma ascensão rápida das grandes plataformas, que operam pela internet, ao papel de intermediadoras de diversas relações sociais: comerciais, interpessoais, políticas e outras. Essa intermediação não é neutra. Os algoritmos, fazendo uso de tecnologias de inteligência artificial, modulam essas relações, incentivando ou obstaculizando interações informacionais num processo em que exercem poder.

A partir definição de poder estrutural e organizacional do antropólogo Eric Wolf, em diálogo com outras, vamos discutir a partir de quais bases o poder se desenvolve no ambiente das grandes plataformas e fora delas. Serão importantes para nós também os conceitos de capitalismo de vigilância e poder instrumentário, como desenvolvidos por Shoshana Zuboff, no livro The Age of Surveillance Capitalism.
Entende-se que o domínio desses temas sociais contemporâneos contribui decisivamente para a formação do divulgador científico e cultural, permitindo uma bagagem analítica relevante para o exercício da atividade.

A bibliografia abaixo será complementada no início do curso.
BRUNO, Fernanda; CARDOSO, Bruno; KANASHIRO, Marta; et al. Tecnopolíticas da vigilância: Perspectivas da margem. 1a edição. São Paulo, SP: Boitempo, 2018.
Wolf, E. R. (1999). Envisioning Power: Ideologies of Dominance and Crisis. University of California Press.
ZUBOFF, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. Edição: 1. [s.l.]: PublicAffairs, 2019.GANDY JR, Oscar H.; NEMORIN, Selena. Toward a political economy of nudge: smart city variations. Information, Communication & Society, v. 0, n. 0, p. 1–15, 2018.
CAMPOLO, Alexander; CRAWFORD, Kate. Enchanted Determinism: Power without Responsibility in Artificial Intelligence. Engaging Science, Technology, and Society, v. 6, p. 1–19, 2020.
EVANGELISTA, Rafael. Para além das máquinas de adorável graça: Cultura hacker, cibernética e democracia. [s.l.]: Edições Sesc, 2018.
DIJCK, J. VAN. Datafication, dataism and dataveillance: Big Data between scientific paradigm and ideology. Surveillance & Society, v. 12, n. 2, p. 197–208, 9 maio 2014.
KITCHIN, R. Big Data, new epistemologies and paradigm shifts. Big Data & Society, v. 1, n. 1, p. 2053951714528481, 1 jan. 2014.
Quijano, A. (2014) “Colonialidade do Poder e Classificação Social” em SANTOS, B. DE S.; PAULA, M. M. Epistemologias do Sul. [s.l.] Cortez Editora, 2014.
KWET, M. Digital colonialism: US empire and the new imperialism in the Global South. Race & Class, v. 60, n. 4, p. 3–26, 1 abr. 2019
FOUCAULT, Michel; Nascimento da Biopolítica. 1a edição. [s.l.]: Edições 70, 2010.
YEUNG, Karen. ‘Hypernudge’: Big Data as a mode of regulation by design. Information, Communication & Society, v. 20, n. 1, p. 118–136, 2017.
PALMÅS, K. Predicting what you’ll do tomorrow: Panspectric surveillance and the
contemporary corporation. Surveillance & Society, v. 8, n. 3, p. 338–354, 9 set. 2010.
THATCHER, J.; O’SULLIVAN, D.; MAHMOUDI, D. Data colonialism through
accumulation by dispossession: New metaphors for daily data: Environment and
Planning D: Society and Space, 3 mar. 2016.
DAL YONG JIN. Digital Platforms, Imperialism and Political Culture. [s.l.]: Routledge, 2015. Disponível em:
<https://www.taylorfrancis.com/https://www.taylorfrancis.com/books/mono/10.4324/9781315717128/digital-platforms-imperialism-political-culture-dal-yong-jin>. Acesso em: 25 maio 2021.