Literatura, cultura e sociedade

Docente: Profas. Susana Dias e Carolina Cantarino
Horário: Quinta-feira das 9h às 13h
Local:

Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2012 - 1º semestre.

A disciplina abordará estudos da produção cultural e investigações sobre as interfaces entre jornalismo, literatura, antropologia, arte e filosofia para pensar as potencialidades da escrita e tensionar as oposições entre real-ficção, verdadeiro-falso, objetividade-subjetividade, pesquisa-escrita etc. Para isso, faremos uma reflexão sobre a produção contemporânea da cultura, por meio da prática da crítica e da descrição dos objetos, da identificação das linhas de força que tensionam os campos culturais do presente e do exercício da intervenção cultural. Exploraremos disjunções e contaminações entre ciências, artes, comunicações e filosofia para pensar a experimentação e o acontecimento da escrita, trabalhando com conceitos como montagem, encenação, testemunho, fabulação, potência do falso.

Algumas obras e referências bibliográficas:

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CRAPANZANO, Vincent. Tuhami – Portrait of a Moroccan, Chicago: University of Chicago Press, 1980.

DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo (2005).

DELEUZE, Gilles, Proust e os signos, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007 (b).

FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Rio de Janeiro: Fator, 1983 [1952].

FAVRET-SAADA, Jeanne. Deadly words – Witchcraft in the Bocage. Cambridge University Press, 1980 [1977].

FAVRET-SAADA, Jeanne, “Ser afetado”, Cadernos de Campo, n.13: 155-161, 2005.

GROSZ, Elizabeth. Chaos, Territory, Art. Columbia University Press, 2008.

MILLER, Paul D. (aka DJ Spooky That Subliminal Kid). Rhythm Science. Cambridge/MA; London/England: MediaWork; The MIT Press, 2004.

MORRISON, Toni.  The art of fiction. The Paris Review, n. 134, 1995 (b).

SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). História, Memória, Literatura. O Testemunho na Era das Catástrofes. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.

VILELA, Eugenia. Corpos Inabitáveis. Errância, Filosofia e Memória. Enrahonar, 31, 2000.

WAGNER, Roy. A invenção da Cultura. Cosac Naify, 2010.

Filmes:

Cao Hamburguer. O ano em que meus pais saíram de férias (Brasil, 2006).

Dziga Vertov. O Homem com uma Câmera (União Soviética, 1929).

Eduardo Coutinho. Jogo de Cena (Brasil, 2007).

Eliane Caffé. Narradores de Javé (Brasil, 2003).

Sandra Kogut. Mutum. (Brasil, 2007).

Vito Acconci

Ari Folman. Valsa com Bashir (Austrália, Bélgica, Finlândia, França, Alemanha, Israel, Suiça, Estados Unidos, 2008).