PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia

JC 005 | Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia

Docente: Profs. Drs. Graça Caldas, Fabiano Ormaneze, Margarethe Steinberger-Elias
E-mail: caldasgraca@gmail.com
Horário: Quinta-feira, das 9h às 13h
Local: Sala de aula do LABJOR


Semestres em que a disciplina foi oferecida: 2023 - 1º semestre.

Ementa

Aborda a linguagem como elemento de persuasão, construção do conhecimento, formação de mentalidades e constituição de cidadania a partir dos estudos da cultura midiática e tecnológica em diferentes gêneros e suportes. Reflete sobre as Teorias do Jornalismo e discute o papel social, o potencial dialógico e polissêmico da mídia como representação e recorte da realidade, simulacro do real. Identifica os enlaces do processo comunicacional que se formam a partir de teias multimídias e provocam sentidos múltiplos, visíveis e invisíveis. Discute o poder da mídia, o direito à informação e a sedução dos meios em seu contexto cultural e social a partir do trinômio informação, versão e realidade. Desenvolve a análise crítica do discurso  jornalístico e científico na perspectiva da argumentação e retórica a partir de textos teóricos e práticos. Examina a responsabilidade e a ética social de cientistas e jornalistas no processo de divulgação científica para a (re)construção de uma memória individual e coletiva.

Programa

Os cidadãos civilizados não são produtos do acaso, mas de um processo educativo (Karl Popper). Desenvolver a capacidade de leitura crítica do mundo, a partir da análise crítica do discurso jornalístico e do discurso científico, a partir da reflexão sobre linguagem e os sentidos produzidos; compreender os limites da referencialidade da linguagem e o processo da construção cotidiana dos discursos científico e jornalístico. Discutir o papel educativo da ciência e da mídia, bem como a responsabilidade social do cientista e do jornalista como agentes ativos no processo formação da opinião pública para a construção de uma  cultura científica.

Avaliação

A avaliação do curso será baseada na participação dos alunos, a partir de leitura de textos obrigatórios a serem indicados.  Serão, também, realizados seminários de temas elencados pelos professores. Considerando o papel educativo da mídia em  seus diferentes suportes no processo de construção do conhecimento, o curso prevê, ainda, a elaboração de um livro  paradidático em formato digital e impresso a ser elaborado coletivamente por professores e alunos. Para isso, as aulas serão divididas em teóricas e práticas. O tema do livro e a participação dos alunos, em grupos, serão discutidos no início da disciplina.

Conteúdo programático

O conteúdo programático da disciplina está distribuído em três blocos:
1. Mídia e Sociedade: cenários e perspectivas
1.1. A construção da opinião pública e o imaginário social
1.2. Teorias da notícia
1.3. Comunicação pública e cidadania: informação e conhecimento
1.4. Mídia e poder: relações, manipulações, ideologias
1.5. Mídia e opinião pública: técnica e ideologia na construção da informação
1.6. Mídia e memória: o jornalista como historiador do cotidiano/ Ficção e história: imprensa e
construção da realidade
2. Mídia e linguagem: a produção de sentidos
2.1. Linguagem, ideologia, mídia e poder
2.2. Mídia e linguagem: versão, realidade e recepção
2.3. As teorias do discurso: argumentação, persuasão e linguagem
2.4. Formação discursiva, memória e historicidade na produção dos sentidos
2.5. O discurso jornalístico sob impacto das novas tecnologias
2.6. Informação jornalistica, violações éticas e fake news
2.7. Linguagem, história e imaginário social
2.8. Verdade, realidade e discursividade na imprensa
3. Mídia, educação e ciência
3.1. Mídia e ciência, política, cultura
3.2. Construção do conhecimento
3.3. Discurso jornalístico x discurso científico
3.4. Leitura crítica da mídia/ educomunicação
3.5. Ciência cidadã e comunicação cidadã
3.6. Escola, política e ciência
OBS: As leituras obrigatórias a serem discutidas em sala de aula serão encaminhadas em PDF.

Bibliografia Geral

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