PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

Jornalismo Científico
(4 créditos)

JC 017/Turma A | Jornalismo Científico
(4 créditos)

Docente: Sabine Righetti
E-mail: sabine@unicamp.br
Horário: Quinta-feira das 9h às 13h
Local: Sala de aula do Labjor

Ementa

O entendimento do Jornalismo Científico como um campo de estudos passa pela compreensão da produção científica, da educação científica e da percepção social de ciência. Integra, também, uma ampla análise sobre o jornalismo em si. Com esse foco, a presente disciplina faz um mergulho na institucionalização e no estado da arte da ciência brasileira, analisamos a educação científica de base dos brasileiros e entendemos como a sociedade brasileira percebe, conhece, interessa-se e se engaja pela ciência, pelos cientistas e pelas instituições científicas no Brasil. Depois, por meio de literatura, de análise de mídia e, eventualmente, de conversa com convidados, debatemos o histórico e estado da arte do jornalismo no Brasil: o que o jornalismo entende por “ciência”, quais fontes são ouvidas nas reportagens, quais veículos de comunicação cobrem assuntos científicos, quem são os jornalistas brasileiros e sobre o que escrevem.

Avaliação

Estudantes serão avaliados/as a partir de participação nos seminários em sala de aula (40%) e de capítulo de livro que irá compor o trabalho final (40%).

Seminários

Apresentação da literatura principal do dia trazida na ementa. É sugerido que estudantes tragam na apresentação referências adicionais para o debate. Individual a três pessoas.

Trabalho final

Apresentação e entrega de capítulo de livro (12-20 mil caracteres) sobre tema relacionado a fontes na comunicação social da ciência. Trabalhos irão compor ebook sobre o tema. Individual ou dupla.

PROGRAMA PRELIMINAR DO CURSO 

Aula  Data Tema Bibliografia prévia à aula
1 7/8 Apresentação de todos/as estudantes: nome, projeto, expectativas com a disciplina
2 14/8
PARTE 1: Ementa e apresentação da avaliação. Divisão dos grupos.

PARTE 2: Introdução à disciplina

3 21/8 Tema: jornalismo de ciência é, antes de tudo, jornalismo

PARTE 1: seminário sobre Melo e Assis (2016)

PARTE 1: Análise de cobertura midiática. Jornalismo científico em diferentes editorias

Melo e Assis (2016)

Righetti (2022) 

Complementar:

Vogt et al (2012) (no drive; artigo escaneado, não estranhem)

Hafiz, M., Righetti, S., Gamba, E., Quaglio de Andrade, F. and Flores, N (2023)

4 04/9 Histórico e estado da arte do jornalismo no Brasil

PARTE 1: seminário sobre Massarani et al (2008)

PARTE 2: o que o jornalismo brasileiro entende por “ciência”?

Massarani et al (2008; ver arquivo “Growing, but foreign source dependent” no drive)

Righetti (2018a)

Complementar:

Carvalho (2018)

5 11/9 Tema: fontes no jornalismo

PARTE 1: seminário sobre Hafiz et al (2023)

PARTE 2: Vamos ver em aula
O abraço corporativo

Merton (1968) 

Hafiz et al (2023; nos interessa sobretudo a parte final do paper

Massarani et al (2019)

Complementar:

Cap 2. Experts at the Helm (Sophie Rosenfeld, nas referências e no drive)

6 18/9 Tema: Institucionalização da educação superior e da ciência 

PARTE 1: seminário sobre Righetti e Gamba (2019b)

PARTE 2: histórico das instituições, dimensão, diversidade, pesquisa por áreas do conhecimento, colaborações internacionais

Righetti e Gamba (2019b)

Lopes (2019) no drive

Complementar:

Sampaio (1991)

Vogt (2003)

7 25/9 Tema: percepção pública da ciência e da tecnologia

PARTE 1: seminário sobre CGEE (2025)

PARTE 2: histórico dos estudos de percepção pública da ciência, desenvolvimento de indicadores

Vogt et al (2010; pp.7-11- introdução) 

Alves (2019) 

CGEE (2025)

 

 

Complementar:

Short (2013)

BBC (2019)

Folha (2017) (ver referências no drive)

8 02/10 Tema: confiança na ciência

PARTE 1: Pew Research (2020)

PARTE 2: confiança na ciência, educação científica 

Relatório Pew Research e/ou reportagem Piauí e editorial da Folha sobre a pesquisa (material na pasta Pew Research
9 09/10 Tema: política nacional de CTI

PARTE 1: seminário sobre Livro Lilás

PARTE 2: evolução da política científica no país

Livro Lilás (2025)

Complementar:

Livro Branco (2002) https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/720/1/livro_branco_cti.pdf

Livro Azul (2010)
https://livroaberto.ibict.br/handle/1/677

10 16/10 Tema: desinformação e negacionismo (1)

PARTE 1: seminário sobre Aral, Roy e Vosoughi (2018)

PARTE 2: a ciência e o Jornalismo de Ciência na pandemia da Covid-19. Regulamentação de plataformas.

Aral, Roy e Vosoughi (2018; no drive)

Machado et al (2020; no drive)

PL das FakeNews

Complementar:

Miller (2022; nas referências e no drive!)

11 23/10 Tema: desinformação e negacionismo (2)

PARTE 1: seminário sobre Machado et al (2020)

PARTE 2: Regulamentação de plataformas

Machado et al (2020; no drive)

 

Complementar:

PL das FakeNews

12 30/10 Tema: Institucionalização da comunicação pública da ciência brasileira

PARTE 1: seminário sobre Cibele Aguiar (2023)

PARTE 2: como as instituições se comunicam com a sociedade? Exercício. 

Entradas et al (2020)

Cibele Aguiar (2023)

Complementar:

Massarani, Bauer e Amorim (2013) (no drive, graças ao Luis Felipe!)

13 06/11 Aula reservada para desenvolvimento dos trabalhos finais (#COP30 NO BRASIL#)
14 13/11 Apresentação dos trabalhos finais
15 20/11 Apresentação dos trabalhos finais e conclusão do curso


Bibliografia obrigatória

AAAS (s/d) Why public engagement matters? Do Center for Public Engagement with Science and Technology, da American Association for the Advancement of Science (AAAS)

ABC (2009) A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO BRASIL. Notícia publicada no portal da ABC em 14 de novembro de 2009.

ALVES, G. (2019) Brasileiro é otimista quanto à ciência, mas confiança cai, diz pesquisa. Texto publicado em 22 de julho na Folha de S.Paulo.

BBC (2019) Pisa: como o desempenho do Brasil no exame se compara ao de outros países da América Latina

CARVALHO, B. G. (2018) Cinco visões sobre o jornalismo científico no país.                                

CGEE. CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Percepção pública da C&T no Brasil – 2024. Brasília, DF: 2024.

CGEE (2019b) O QUE OS JOVENS BRASILEIROS PENSAM DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA? Resumo executivo.

G1 (2020) ‘A educação precisa permitir o erro’: o professor que colocou a ciência como missão após um momento de eureca

ENTRADAS, M. et al (2020) Public communication by research institutes compared across countries and sciences: Building capacity for engagement or competing for visibility? PLOS ONE 15(7): e0235191

GOIS, A.(2019) Os jovens e a ciência no Brasil. Coluna de Antônio Gois em O Globo.

Hafiz, M., Righetti, S., Gamba, E., Quaglio de Andrade, F. and Flores, N. (2023). Ciência na mídia: uma proposta de classificação de informação a partir de estudo de caso sobre a “Folha” e o “NYT” no primeiro ano da pandemia JCOMAL 6(01), A03. https://doi.org/10.22323/3.06010203

LOPES, R. J. (2019). Universidades públicas produzem mais de 90% da pesquisa do país; resta saber até quando. Texto publicado na Folha de S.Paulo em 21 de abril de 2019.

KARIM, Salim S. Abdool (2022). Public understanding of science: Communicating in the midst of a pandemic. Public Understanding of Science Volume: 31 issue: 3, page(s): 282-287. Article first published online: May 1, 2022; Issue published: April 1, 2022

MARQUES, Fabrício (2022). Crise na geração de recursos humanos. Pesquisa Fapesp Edição 315 maio 2022

MASSARANI L, CASTELFRANCHI Y, PEDREIRA AE. Cientistas na TV: como homens e mulheres da ciência são representados no Jornal Nacional e no Fantástico *. Cad Pagu [Internet]. 2019; (56):e195615. Available from: https://doi.org/10.1590/18094449201900560015

MASSARANI, L. BAUER, M.W., AMORIM, L. (2013) Um raio X dos jornalistas de ciência: há uma nova ‘onda’ no jornalismo científico no Brasil?

MELO, JOSÉ MARQUES de e ASSIS, FRANCISCO de (2016) Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Intercom – RBCC São Paulo, v.39, n.1, p.39-56, jan./abr. 2016 https://www.scielo.br/j/interc/a/YYXs6KPXhp8d7pRvJvnRjDR/?format=pdf

MERTON, R. (1968) The Matthew Effect m Science. The reward and communication systems of science are considered. https://inst.eecs.berkeley.edu/~cs298-7/fa20/readings/matthew.pdf

MILLER, Jon D. (2022) Public understanding of science and technology in the Internet era. Public Understanding of Science. Volume: 31 issue: 3, page(s): 266-272 Article first published online: May 1, 2022; Issue published: April 1, 2022

RIGHETTI, Sabine. (2022) Jornalismo pé na lama e outros quase jornalismos. Observatório da Imprensa. Edição 1198. 26 de julho de 2022.

Righetti, Sabine e Morales, Ana Paula (Coord) O que pensam os jornalistas de ciência e os cientistas do Brasil? A pesquisa que fundamentou a criação da Agência Bori. Relatório técnico baseado na pesquisa “Bori: plataforma de divulgação de artigos científicos de pesquisadores brasileiros para a imprensa nacional e estrangeira” (Fapesp, número 2017/16036-5). Agência Bori. Publicado em fev/2021.

RIGHETTI, S. (2018a) Ciência na mídia: onde estão os estudos de pesquisadores brasileiros? In COMCIÊNCIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Carlos Vogt, Marina Gomes, Ricardo Muniz (orgs). Labjor, 2018 (pp 23-30)

RIGHETTI, S. (2018b) Avaliar para Comparar: Os Rankings Britânico e Chinês no Ensino Superior Global. Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e Repensar a Universidade: Impactos para a Sociedade. Comparações internacionais. Organizador: Jacques Marcovitch (pp 45-61)

RIGHETTI, S. e GAMBA, E. (2024) Negacionismo científico e suas consequências. Ed. Almedina, São Paulo. 192 pgs.

RIGHETTI, S. e GAMBA, E. (2019a) Alvos de corte, universidades federais deram salto de produção em 10 anos. Texto publicado dia 30 de abril de 2019 na Folha de S.Paulo.

RIGHETTI, S. e GAMBA, E. C. (2019b) Categorização do Ensino Superior no Brasil: Diversidade e Complementaridade. . Organizador: Jacques Marcovitch (pp 139-150)

RIGHETTI, S. (2020) Mulheres produzem metade da ciência nacional, mas poucas falam sobre seus trabalhos

SAMPAIO, H. (1991) “Evolução do ensino superior brasileiro, 1808-1990”. NUPES/USP, Documento de trabalho 8/91.

VOGT, C., CASTELFRANCHI, Y., RIGHETTI, S., EVANGELISTA, R. A. MORALES, A.P, GOUVEIA, F, (2012). Building a science news media barometer.

VOGT, C., KNOBEL, M., EVANGELISTA, R. A., FIGUEIREDO, S.P., CASTELFRANCHI, Y., RIGHETTI, S. (2010). Percepção pública da ciência e tecnologia no estado de São Paulo. In SUZIGAN, W., FURTADO, J.E.M.P., GARCIA, R.C. (coord). Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo. Fapesp, 2010, p. 12-7 a 12-51 do vol.2

VOGT, C (2003). A espiral da cultura científica. ComCiência, jul. 2003.

XAVIER, A.A, BARATA, G. HAFIZ, M. TERCIC, L. (2020) Covid-19 aproxima cientistas da mídia de maneira inédita. Jornal da Unicamp, 2020.

Bibliografia complementar

BAUER, Raymond (1966) Social indicators Massachusetts : MIT Press, 1966. 357 p. Language: English.

BODMER, W (1985). The Public understanding of science. London: Royal Society, 1985.

CGEE (2015) A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros. Percepção pública da C&T no Brasil: 2015. – Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Ver site interativo.

CUNHA, R. (2017) Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Rev. Bras. Educ. [online]. 2017, vol.22, n.68 [cited 2020-10-20], pp.169-186.

DAZA, S.; Arboleda, T. (2007) Public Communication of Science and Technology in Colombia: ¿Policies for the Democratization of Knowledge? Signo y Pensamiento 50 · volumen xxvi · enero – junio 2007.

DI GIULIO, Gabriela Marques; FIGUEIREDO, Bernardino Ribeiro de FERREIRA, Lúcia da Costa. Comunicação e governança do risco: um debate necessário, 104 [2022-04-29], pp. 0-0 Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542008000700008&lng=e&nrm=iso

GALLUP. (1987) O que o brasileiro pensa da ciência e da tecnologia?. Relatório. Rio de Janeiro, 1987.

Guivant, Julia S. e Macnaghten, PhilipO mito do consenso: uma perspectiva comparativa sobre governança tecnológica. Ambiente & Sociedade [online]. 2011, v. 14, n. 2 [Acessado 29 Abril 2022], pp. 89-104. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/asoc/a/f5LRrB8W6pjJJLVVw36WvwM/?lang=pt#

JANUZZI, Paulo. (2017) Indicadores sociais no Brasil: Conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas: Editoras Átomo e Alínea, 2017.

LEWENSTEIN, B.V. Models of public communication of science and technology. Public Understanding of Science, Ithaca, p.01-11, 16 jul. 2003.

MCT (2010) Percepção Pública da Ciência e da Tecnologia – resultados da enquete de 2010.

MELO, Adriano Pereira de; SANTOS, Larissa Medeiros Marinho dos; POLLO, Tatiana Cury e BACHETTI, Lívia da Silva. O conhecimento tácito a partir da perspectiva de Michael Polanyi. Arq. bras. psicol. [online]. 2019, vol.71, n.2 [citado 2022-04-29], pp. 34-50. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672019000200004

NEXO (2019) O elo partido entre ciência e tecnologia no Brasil

ORSI, C. (2019) Vacinas, evolução, transgênicos: pesquisa revela crenças dos brasileiros. Texto publicado na revista do Instituto Questão de Ciência.

PINTO, A.E. de (2009) Jornalismo Diário. Reflexões, Recomendações, Dicas e Exercícios. SP, Publifolha, 2009.

s/a (2019) Corte orçamentário de 42% em ciência e tecnologia preocupa entidades. Texto publicado em 3 de abril de 2019 na Folha de S.Paulo.

RIGHETTI, S. , GAMBA, E. (2021) Inclusão de professores negros no ensino superior pouco avança em dez anos. Texto publicado em 21 de novembro de 2021 na Folha de S.Paulo.

RIGHETTI, S. , GAMBA, E. e BOTALLO, A. (2020) Só 1 em cada 4 matriculados em programas de mestrado e de doutorado no Brasil é negro. Texto publicado em 22 de novembro de 2020 na Folha de S.Paulo. 

SIMÕES, S.; PEREIRA, M.A.M. A arte de fazer perguntas: Aspectos cognitivos da metodologia de survey e a construção de questionário. In: Aguiar, M. Desigualdades sociais, redes de sociabilidade e participação pública. Belo Horizonte. Ed. UFMG, 2009.

Shapin, Steven (2012). The Ivory Tower: the history of a figure of speech and its cultural uses (PDF). The British Journal for the History of Science (em inglês) (1): 1–27. ISSN 1474-001X

SHORT, D. (2013) The public understanding of science: 30 years of the Bodmer report. September 2013 “The School science review” 95(350):39-44

VELHO, L. Conceitos de Ciência e a Política Científica, Tecnológica e de Inovação. Sociologias, Porto Alegre, ano 13, n. 26, jan./abr. 2011, p. 128-153.

Vídeos e Podcasts

Como explicar o fenômeno terraplanista? (podcast, 2019)

O abraço corporativo (filme, 2009)

Entrevista Átila Iamarino no Roda-Viva (2020)

Sabine Righetti entrevista com Átila Iamarino e Natália Pasternack (2020)

Sai da toca, cientista! Canal Espaço Recíproco (2020)

Mano a Mano com Sidarta Ribeiro (2022)

Outras literaturas

Butler, Octavia (2017) Kindred – laços de sangue. Ed. Morrobranco, 2017.

Hawking, Stephen (2015). Uma breve história do tempo. Ed. Intrínseca, 2015.

Kolbert, Elizabeth (2015). A sexta extinção – uma história não natural. Ed. Intrínseca, 2015.

Nogueira, Salvador (2015). Ciência proibida – as experiências científicas mais perigosas, assustadoras e crueis já realizadas. Ed. Abril/Superinteressante, 2015.

Pasternack, Natália e Orsi, Carlos (2020) Ciência no cotidiano – viva a razão, abaixo a ignorância. Ed. Contexto, 2020.

Saini, Angela (2017). Inferior é o caralho. Eles sempre estiveram errados sobre nós. Ed. Darkside, 2017.

Skloot, Rebecca (2011). A vida imortal de Henrietta Lacks. Ed. Cia das Letras, 2011.

Referências sugeridas por estudantes de edições anteriores do curso

BADENSCHIER, F., & WORMER, H. (2012). Issue Selection in Science Journalism: Towards a Special Theory of News Values for Science News? Em S. Rödder, M. Franzen, & P. Weingart (Orgs.), The Sciences’ Media Connection –Public Communication and its Repercussions (Vol. 28, p. 59–85). Springer Netherlands. https://doi.org/10.1007/978-94-007-2085-5_4

RIBEIRO, Daniel Melo; PAES, Fábio Amaral Oliveira. Verdade e crença sob a perspectiva do pragmatismo: contribuições para o debate sobre a desinformação científica. In: ALZAMORA, Geane; MENDES, Conrado Moreira; RIBEIRO, Daniel Melo (Org.). Sociedade da desinformação e infodemia. Belo Horizonte: Fafich/Selo PPGCOM/UFMG, v. 1, 2021, p. 87-112. 

FASOLO PIVARO, G.; GIROTTO JR, G. Qual ciência é negada nas redes sociais? Reflexões de uma pesquisa etnográfica em uma comunidade virtual negacionista. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 435–458, 2022. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2022v27n1p435. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2785. Acesso em: 15 maio

2024.

DRUMMOND, C., & FISCHOFF, B. (2017). Individuals with greater science literacy and education have more polarized beliefs on controversial science topics. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 114(36), 9587-9592.

PRÖLLOCHS, N.; BÄR, D.; FEUERRIEGEL, S. Emotions explain differences in the diffusion of true vs. false social media rumors. Scientific Reports, v. 11, n. 1, p. 22721, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1038/s41598-021-01813-2.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016, 244p;

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 11ª ed.. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016. 288p

KLEIN, Naomi. This Changes Everything: Capitalism vs. The Climate. Nova York: Simon & Schuster, 2015.

Judith Butler: Por um feminismo sem medo do gênero | Entrevista Margem Esquerda

HARAWAY, Donna. 1995. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu 5:7-41.

SILVA, M. A. M. da. Testemunhos da luta antirracista brasileira no tempo presente. Afro-Ásia, Salvador, n. 67, p. 753–757, 2023. DOI: 10.9771/aa.v0i67.55004. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/55004. Acesso em: 20 mar. 2024;

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora: Companhia das Letras, 2019;

Life, Always: Aílton Krenak at TEDxVilaMadá

WOOLGAR, Steve; LATOUR, Bruno. A vida de laboratório. Relume-Dumará, Rio de Janeiro, 1997;

SANTOS, Mílton et al. Território e sociedade: entrevista com Milton Santos. . São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo. . Acesso em: 21 mar. 2024. , 2001; 

Entrevista com Milton Santos no Roda-Viva

Encontre os erros. Pesquisa Fapesp, 20 mar. 2024. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/encontre-os-erros/. Acesso em: 26 mar. 2024.

BONETTI, Alinne; FLEISCHER, Soraya Resende. Entre saias justas e jogos de cintura. Editora Mulheres, 2007.

Toniol, R. e Fleischer, S. (Orgs.) E quando a limonada antropológica azeda? Porto Alegre: Editora Zouk, 2023. https://www.editorazouk.com.br/pd-95c5ba-e-quando-a-limonada-antropologica-azeda.html 

KINOUCHI, Osame; KINOUCHI, Juliana M.; MANDRÁ, Angélica A. Metáforas científicas no discurso jornalístico. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 34, n. 4, p. 4402-1-4402-12, 2012. Disponível em:  http://www.scielo.br/pdf/rbef/v34n4/a20v34n4.pdf DOI:10.1590/s1806-11172012000400020.

LAKOFF, G. e JOHNSON, M. Methaphors We Live By. University of Chicago, Chicago, 1980. 

Ariel Hasell e Audrey Halversen. Feeling Misinformed? The Role of Perceived Difficulty in Evaluating Information Online in News Avoidance and News Fatigue. doi.org/10.1080/1461670X.2024.2345676 

CASTELLS, Manuel. Ruptura: a crise da democracia liberal. Ed: Zahar, 2018.

PODCAST: Naruhodo. Episódio 414: “A educação científica salvará o mundo?”

BUSH, Vannevar (1945). Science The Endless Frontier. A Report to the President.

Washington, United States Government Printing Office

Notícia publicada no site da REUTERS – Quando o Facebook bloqueia notícias, estudos mostram os riscos políticos que se seguem – Disponível em: https://www.reuters.com/technology/when-facebook-blocks-news-studies-show-political-risks-that-follow-2024-04-14/ 

Notícia publica no Portal do Governo de São Paulo – Unicamp tem 9 cursos classificados em Top 100 do ranking internacional QS – Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/unicamp-tem-9-cursos-classificados-em-top-100-do-ranking-internacional/ 

Notícia publicada no portal da CNN – Grupo de editores de notícias insta o governo a investigar o Google por bloquear alguns meios de comunicação da Califórnia – Disponível em: https://edition.cnn.com/2024/04/16/media/news-publishers-group-urges-government-investigate-google/index.html 

Notícia publicada no site do Estadão – Estadão amplia sua cobertura de saúde e bem-estar – Disponível em: https://www.estadao.com.br/saude/estadao-amplia-sua-cobertura-de-saude-e-bem-estar/