PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

Interdisciplinaridade e Metodologias de Pesquisa
(4 créditos)

JC 113/Turma A | Interdisciplinaridade e Metodologias de Pesquisa
(4 créditos)

Docente: Profa. Dra. Greciely Costa
E-mail: greciely@unicamp.br
Horário: Quinta-feira das 9h às 13h
Local: Sala de aula do Labjor

Ementa

Essa disciplina se dedica a explorar as perspectivas interdisciplinares que compõem as pesquisas em Divulgação Científica e Cultural. Ao apresentar e discutir as abordagens das diversas disciplinas que compõem o programa, jornalismo, letras, linguística, educação, artes, política científica e tecnológica, física, biologia, antropologia, ciências sociais, sociologia e filosofia da ciência, buscamos experimentar com os distintos enfoques teórico-metodológicos disponíveis visando desenvolver os projetos de pesquisa de mestrado e doutorado com uma pluralidade de instrumentais de pesquisa e de escrita.

Docente responsável:
Greciely Cristina da Costa

Docentes convidadas:
Denise Carvalho dos Santos Rodrigues
Juliana Schober Gonçalves Lima
Maria das Graças Conde Caldas
Sabine Righetti
Susana Oliveira Dias

Cronograma Preliminar

Início das aulas: 05/03/2026 Término: 18/06/2026 Quinta-feira, das 9h às 13h.
05 – 12 – 19 – 26 de março: Interdisciplinaridade e pesquisa
02 – 09 de abril: Introdução e apresentação de métodos, metodologias e procedimentos metodológicos
16/04 – Mesas de Trabalho
23/04 – Pesquisa de Campo
30/04 – Entrevistas em profundidade e/ou Método da roleta interseccional
07/05 – Análise de Conteúdo
14/05 – Estudo de Caso e/ou Grupo Focal
21/05 – Análise de Discurso
28/05 – Análise de Discurso
11/06 – Sínteses
18/06 – Encerramento da disciplina

Critérios de Avaliação

Os critérios de avaliação visam observar a compreensão da abordagem interdisciplinar, a capacidade crítica sobre as metodologias e a aplicação desses conhecimentos no projeto individual da/o discente. Para isso, a participação nas discussões em sala de aula, a elaboração de sínteses sobre textos e um trabalho final serão considerados no processo avaliativo.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino serão focados em promover a interlocução, a análise aprofundada e a prática reflexiva sobre as metodologias de pesquisa a partir de aulas expositivas dialogadas; apresentação de casos, estudos e procedimentos metodológicos variados articulados às linhas de pesquisa do PPG-DCC.

Bibliografia básica

BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guarreschi. Petrópolis: Vozes, 2002.

BECKER, Howard. Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos. Tradução de Denise Bottmann; organização de Karina Kuschnir. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

CONTANDRIOPOULOS, André-Pierre et al. Saber preparar uma pesquisa. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução de Gilson Cesar Cardoso de Souza. 24. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

KINGORI, Patricia. When the science fails and the ethics works: 'Fail-safe' ethics in the FEM-PrEP study. Anthropology & Medicine, v. 20, p. 1-17, 2015.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática de pesquisa. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1989.

LAGO, Cláudia; BENETTI, Márcia (orgs.). Metodologia de pesquisa em jornalismo. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LOPES, M. I. V.; FREIRE, C. P. A dimensão epistemológica do monitoramento on-line: para um estudo crítico das técnicas de pesquisa na internet. In: LEDO ANDIÓN, M.; LOPES, M. I. V. (orgs.). Comunicación, cultura e esferas de poder. São Paulo: ASSIBERCOM/AGACOM, 2015. p. 229-251.

MARCONI, Marina A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINO, Luiz C. A interpretação do dado empírico no contexto das correntes teóricas em comunicação. In: BARBOSA, Marialva; MORAIS, J. Osvando de (orgs.). Quem tem medo da pesquisa empírica?. São Paulo: Intercom, 2011. p. 123-148.

MARTINO, Luiz C. Interdisciplinaridade e objeto de estudo da comunicação. In: FAUSTO NETO, A.; PORTO, S.; PRADO, J. L. A. (orgs.). Campo da comunicação: caracterização, problematização e perspectivas. João Pessoa: Editora  Universitária/UFPB, 2001.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
ORLANDI, Eni Orlandi. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes Editores, 1999.

PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A nova aliança: metamorfose da ciência. Brasília: Editora UnB, 1991.

ROSSI, Paolo. A ciência e a filosofia dos modernos. São Paulo: UNESP/ICIB, 1992.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2022.

TRAVANCA, I. An ethnography of journalistic production: case studies of the Brazilian press. Brazilian Journalism Research, v. 6, n. 2, p. 82-102, 2010.

Bibliografia Adicional:
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
SCHMITZ, Aldo A. Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes no jornalismo. Florianópolis: Combook, 2011
BARROS, Aidil de Jesus Paes; Lehfeld, Neide Aparecida de Souza. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. Petrópolis, RJ, Vozes, 1990
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Pesquisa Participante. São Paulo, Editora Brasiliense, 1982.
CASTRO, Claudio de Moura Castro. A prática da pesquisa. São Paulo, McGraw-Hill do Brasil, 1977.
COSTA, G. C.. A propósito do método em Análise de Discurso. In: João Benvindo de Moura; Max Silva da Rocha; Patrícia Rodrigues Tomaz; Maraisa Lopes. (Org.). Argumentação, Retórica e Análise do Discurso. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2025, v. 1, p. 79-92.
COSTA, Sergio Francisco. Método Científico – os caminhos da investigação. São Paulo, Editora Harbra Ltda. 2001/
Henriques, Márcio, Simeone (org.). Comunicação e estratégias de mobilização social. Belo Horizonte. MG, Autêntica, 2004.
KAY, Patrícia; ARONCHI, José Carlos. (orgs). A Interdisciplinaridade na Comunicação (pesquisa e formação profissional). São Paulo, Edições abreOlho, 1999.
LUNA, Sergio Vasconcelos. Planejamento de Pesquisa. Uma Introdução. São Paulo, Educ, 1996.
ORLANDI, E. P. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas, SP: Pontes, 2012.
ORLANDI, E. P. O método em análise de discurso: uma prática de reflexão. In: MARCHIORI, M. (org.), Linguagem e discurso. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora; Rio de Janeiro: Editora do Senac Rio de Janeiro, 2014, pp. 37-51.
THIOLLENT, Michel. Crítica Metodológica, Investigação Social e Enquete Operária. São Paulo, Editora Polis, 1981.
SÁ, Celso Pereira De. A Construção do Objeto de Pesquisa em Representações Sociais. Rio de Janeiro, EdUERJ, 1998.
STOKE, Robert E. Pesquisa Qualitativa – estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre, Penso, 2011.