PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

Ciência, Tecnologia e Sociedade

JC 001/Turma A | Ciência, Tecnologia e Sociedade

Docente: Prof. Dr. Rodrigo Bastos Cunha
E-mail: rbcunha@unicamp.br
Horário: Terça-feira das 9h às 13h
Local: Sala de aula do Labjor

Ementa

Esta disciplina apresenta conteúdo histórico/analítico, das sociedades ocidentais contemporâneas. Discute as relações entre ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico e social, tanto nos países desenvolvidos como nos países em  desenvolvimento. Analisa o debate atual sobre organização da pesquisa e as transformações em curso e seus impactos nos países em desenvolvimento.

Programa

A disciplina abordará neste semestre o histórico do surgimento do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e seus  impactos na educação através da abordagem que ficou conhecida como enfoque CTS/CTSA. Serão abordadas a contextualização e a interdisciplinaridade no ensino de ciências (nível fundamental), biologia, física e química (nível médio). Serão apresentadas diferentes visões do que vem a ser uma abordagem CTS/CTSA, com destaque para a importância dos temas controversos e o estímulo ao debate. Serão contrapostos o ensino voltado para a formação de novos cientistas versus o ensino voltado para tomadas de decisões e o exercício da cidadania.

Bibliografia do catálogo

HOBSBAWN, E. (1995) Era dos Extremos – O breve século XX – 1914-1991, Companhia das Letras, S. Paulo. Cap. 18 – Feiticeiros e Aprendizes, p.504-536.

HOBSBAWN, E. (1969) Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo, Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1983. Especialmente Introdução e Cap. 3 A Revolução Industrial 1780-1840.

SZMRECSÁNYI, T. (2001) Esboços de História Econômica da Ciência e da Tecnologia. In Soares,
L. C. Da Revolução Científica à Big (Business) Science. Hucitec/Eduff.

FURTADO, A. (2005) Novos Arranjos Produtivos, Estado e Gestão da Pesquisa Pública. Revista
Ciência e Cultura – Temas e Tendências. SBPC, ano 57, n. 1, jan/fev/mar. 2005

MOWERY, D. & ROSENBERG, N. (2005) Trajetórias da Inovação – mudança tecnológica nos
Estados Unidos da América no século XX. Ed. Unicamp (orig. 1998), Introdução e Cap. 1 A
institucionalização da inovação.

(o) Stokes, D. (2005) O Quadrante de Pasteur – a ciência básica e a inovação tecnológica.
Clássicos da Inovação. Editora da Unicamp (original de 1997).

CASTELLS, M. (1999) A Sociedade em Rede, Paz e Terra, São Paulo, Cap. 1: A Revolução da
Tecnologia da Informação.

MOREL, R. (1979) Ciência e Estado, a política científica no Brasil T.A. Queiroz, SP, 1979, Especialmente Cap. 2 A Política Científica no Brasil.

Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. (1988) Relatório Brundtland – Nosso Futuro Comum, Editora da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1988, Introdução, Cap. 1 Preocupações comuns e 2 Desafios comuns.

Bibliografia Complementar

PALACIOS et al. Introdução aos estudos CTS. Madri (Espanha): Organização de Estados Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, 2003.

CUNHA, R. B. Pesquisa de percepção sobre ensino de ciências: mudanças climáticas e desmatamento estão entre os temas mais relevantes para estudantes secundaristas, Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 17, n. 39, 2021.

CUNHA, R. B. Percepção de professores de física em questões envolvendo relações CTS, Plurais Revista Multidisciplinar, v. 6, n. 2, 2021.

CUNHA, R. B. Opiniões de professores de química sobre questões envolvendo as relações CTS, Debates em Ensino de Química, v. 9, n. 1, 2023.

CUNHA, R. B. As Relações CTSA na percepção de professores de biologia em exercício e em formação, Ambiente & Educação, v. 28, n. 1, 2023.

CUNHA, R. B. As relações CTS nas questões de ciências da natureza do vestibular da Unesp, Indagatio Didactica, v. 15, n. 3, 2023.

CUNHA, R. B. Indícios de educação CTS nas licenciaturas em ciências da natureza na Unicamp, Formação Docente, v. 15, n. 33, 2023.

CUNHA, R. B. A escassa presença das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na formação inicial de  professores de Ciências da Natureza na USP, Revista Internacional de Formação de Professores, v. 9, 2024.

AIKENHEAD, G. What is STS Science Teaching? In: SOLOMON, J.; G. AIKENHEAD, G. (Eds.) STS Education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994.

AULER, D.; DALMOLIN, A. M. T.; FENALTI, V. S. Abordagem temática: natureza dos temas em Freire e no enfoque CTS. Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 67-84, mar. 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, número especial, novembro de 2007.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, 2000.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Ed. Unijui, 1997.