Episódio sobre a Comida Frankenstein, que discutiu a ética científica nos estudos de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) foi premiado nesta segunda edição
O 2º Prêmio UnBcast de Podcast Universitários fez parte da programação do 2º UnBcast – Encontro Internacional de Podcasting, que aconteceu entre os dias 01 e 04 de julho, na Universidade de Brasília. Em parceria com a Rádio Cultura 100,9 FM, do Distrito Federal, junto com a Programação do “Seminário Rádio Cultura: Memória e Horizontes”, apoiado pela FAP-DF, o evento contou com uma programação diversa, com atividades presenciais e remotas.
A divulgação dos vencedores aconteceu na quinta-feira (3) no Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e foi transmitida no Youtube. O Prêmio contou com 102 podcasts inscritos, de 32 universidades diferentes, das cinco regiões do país. Entre as 12 categorias, o Podcast Oxigênio, produzido no Labjor e coordenado pela profª Simone Pallone, ficou em primeiro lugar na categoria Produção Sonora Interdisciplinar, com o episódio #179 – Comida Frankenstein e a ética na ciência.
A categoria Produção Sonora Interdisciplinar, do 2º Prêmio UnBcast de Podcasts Universitários, visava premiar o episódio de podcast que, em seu processo de pesquisa e roteirização, melhor integrasse conhecimentos, métodos e perspectivas de diferentes áreas do saber, com o objetivo de contribuir para a compreensão de um determinado tema ou para a resolução de um problema de forma mais completa e conectada à realidade, valorizando a qualidade da informação.
O episódio “Comida Frankenstein e a ética na ciência” foi produzido como trabalho da disciplina “Teorias e Métodos da Ciência”, parte do curso de Especialização em Jornalismo Científico do Labjor/Unicamp e discutiu a ética das pesquisas científicas a partir da obra de ficção científica Frankenstein, escrita por Mary Shelley e publicada em 1818. Ao retomar trechos da obra literária, a partir da voz de um narrador, o episódio apresentou as problemáticas que envolvem as técnicas de obtenção dos Organismo Geneticamente Modificados, mais especificamente os alimentos transgênicos, ou como já foram denominados no passado, os Frankenfoods ou Comidas Frankenstein.
O júri, composto por doze especialistas na área de comunicação, destacou na premiação, que além de muito bem produzido tecnicamente, o episódio promoveu uma imersão ao mergulhar no clima de suspense da ficção para discutir a comida Frankenstein, se destacando na interdisciplinaridade.
O episódio foi produzido e roteirizado por Lívia Mendes Pereira e Lidia Torres e revisado por Mayra Trinca e Simone Pallone, coordenadora do Oxigênio. Os trabalhos técnicos de edição foram feitos por Daniel Rangel. Ele contou também com a participação de Mariana Ribeiro e Rafael Brandão.
Nesta mesma semana, outros três episódios do podcast também foram premiados no IV Prêmio Rubra de Rádio Universitário.
Por Lívia Mendes