PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL

Texto e Linguagem
(4 créditos)

JC 020/Turma A | Texto e Linguagem
(4 créditos)

Docente: Cristiane Pereira Costa Dias
E-mail: crisdias@unicamp.br
Horário: Quarta-feira das 9h às 13h
Local: Sala de aulas Labjor

Ementa

Esta disciplina propõe o estudo do texto na relação com a autoria e a produção do conhecimento. Busca compreender, da perspectiva discursiva, as diferentes formas de textualização dos sentidos em seu modo de formulação e constituição, levando-se em consideração sua circulação. Para isso, visa-se à análise dos mecanismos de textualização no oral, no impresso, no urbano e no digital. 

Programa

– Texto e linguagem

a categoria texto

– Texto e discurso

o método da análise de discurso: o texto como objeto de análise

texto e leitura

memória: as margens do texto

variança discursiva: formulação e circulação

texto e autoria

texto, discurso e argumentação

– Texto e discurso digital

as tecnologias de linguagem: deslocamento da noção de texto e autoria

as novas textualidades

textualidades seriadas e memória digital: circulação e formulação

textualidade e digitalidade

textualidade algorítmica

textualidade e cultura

Bibliografia

DIAS, Cristiane Costa. O texto plataformizado. Scripta, Belo Horizonte, v. 28, n. 63, p. 156–187, 2024. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/32803.

DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: a questão da memória. In. Carreon, Renata et. al. (orgs.) Análise do discurso digital: perspectivas teóricas e metodológicas. Araraquara, SP: Letraria, 2023. p. 13-30.

DIAS, Cristiane. Considerações sobre o texto pelo digital. In. Pfeiffer, Claudia et. al. (orgs.) Língua, Ensino, Tecnologia. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

DIAS, Cristiane. Textualidades seriadas: entre a repetição, a regularização e o deslocamento, o caso dos memes. RASAL Linguística, (2), 55–74, 2019. Disponível em:

https://rasal.sael.org.ar/index.php/inicio/article/view/131

INDURSKY, Freda. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. In. Orlandi, Eni e

Lagazzi-Rodrigues, Suzy (orgs.) Discurso e Textualidade. Campinas: Pontes, 2006. p. 33-80.

LAGAZZI, Suzy. Texto e autoria. In. Orlandi, Eni e Lagazzi-Rodrigues, Suzy (orgs.) Discurso e

Textualidade. Campinas: Pontes, 2006. p. 81-103.

MODESTO, Rogério. Não esquecer, não aceitar: a denúncia “quando se exige silêncio” e a construção discursiva do antagonismo. In. Grigoletto et. al. (orgs) Sujeito, sentido, resistência: entre a arte e o digital. Campinas: Pontes, 2019. p. 127-144.

ORLANDI, Eni. Argumentação e Análise de Discurso. Campinas: Pontes, 2023.

ORLANDI, Eni. Discurso e texto. Campinas: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni. Conhecimento e informação na vida social contemporânea. In. Eu, tu, ele: discurso e real da história. p. 237-259.

ORLANDI, Eni. Tecnologias da linguagem: um novo funcionamento. In. O que é linguística. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.

ORLANDI, Eni. Discurso e leitura. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 53-119.

PAVEAU, Marie-Anne. En naviguant en écrivant. Réflexions sur les textualités numériques. Policromias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1 (2017). p. 1-17. Disponível em:

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SILVA, Tarcízio. Racismo algorítmico, inteligência artificial e discriminação nas redes digitais. São Paulo: Edições Sesc, 2022.

VERGES, Françoise. Decolonizar o museu: programa de desordem absoluta. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Ubu Editora, 2023. 7-80.