Professor que realizou pós-doc do Labjor recebe Prêmio Ernesto Hamburger de Divulgação em Física

10 de julho de 2023
Antônio José Silva Oliveira, professor titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), receberá o Prêmio Ernesto Hamburger de Divulgação em Física. O prêmio tem o propósito de reconhecer, estimular, valorizar iniciativas e atividades de popularização de Ciências Físicas. É uma homenagem ao físico e divulgador Ernesto Wolfgang Hamburger, sócio fundador da Sociedade Brasileira de Física.

Oliveira fez o pós-doutorado em Jornalismo Científico no Labjor e tem longa história como educador e pesquisador na área, especialmente como coordenador do Espaço da Ciência e do Firmamento – Planetário UFMA. Foi também o idealizador e coordenador do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, que inspirou a criação de outras iniciativas de divulgação pelo Maranhão, como em Imperatriz e Alcântara. O prêmio reconhece também seu profundo envolvimento em projetos de extensão universitária.

A entrega da honraria será na Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Física, durante a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que será realizada na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, de 23 a 29 de julho.