Novas sensibilidades diante das catástrofes socioambientais: criação de materiais de divulgação

Este projeto se propõe, no âmbito do grupo de pesquisa multiTÃO (CNPq), a investigar processos de criação coletivas de imagens, palavras e sons que possam gerar novas sensibilidades diante das catástrofes socioambientais. O projeto faz parte de um projeto maior, o INCT Mudanças Climáticas Fase 2 e das ações da Rede de Divulgação Científica e Mudanças Climáticas, que envolve mais de vinte pesquisadores de diferentes universidades no Brasil, Argentina e Espanha. Através deste projeto, os bolsistas entrarão em relação com nosso modo de investigar, que pede um engajamento com a criação coletiva e uma atenção às práticas e materiais envolvidos na produção em divulgação científica e cultural, e busca suspender e problematizar as dualidades sujeito-objeto, teoria-prática, percepção-ação, cultura-natureza, humano-não-humano. A revista ClimaCom será o nosso laboratório-ateliê e espaço expositivo. A revista existe há seis anos e conta com seções de pesquisa (Artigos, Ensaios, Resenhas), jornalismo (Reportagens, Entrevistas, Notícias, Podcasts e Satélie), artes (Artes, Lab-ateliê, Arvorecer) e uma seção de livros. A revista tem uma vida dentro e fora da tela, pois envolve atividades que acontecem com diferentes grupos e que resultam em materiais para a revista. Organizaremos três dossiês, bem como produziremos materiais (sejam matérias jornalísticas, ensaios fotográficos, vídeos, animações, livros-objeto, poesias etc.) junto com grupos de pessoas, em escolas, praças, encontros científicos e artísticos, feiras de ciências etc. Os encontros do grupo serão momentos de estudo, avaliação dos materiais gerados e de composição de um campo problemático comum e heterogêneo, que nos permita também experimentar juntos a escrita de trabalhos para eventos, pôsteres, ensaios e artigos.

Coordenador:
Profa. Dra. Susana Oliveira Dias
Integrantes:
Carlos Queiroz - Integrante / Rayane Barbosa - Integrante / Larissa Bellini - Integrante / Paulinha Luiz Pinto - Integrante / Karolyne Stefanny de Souza - Integrante.