BI0S – Brazilian Institute of Data Science

Este projeto tem como objetivo instituir um Centro de Pesquisa em Inteligência Artificial – Brazilian Institute of Data Science (BI0S) para desenvolver soluções de estado da arte em ciência dos dados e inteligência artificial (IA). Além disso, ele pretende propor soluções para problemas relevantes a partir da conexão entre academia, empresas, startups, sociedade e setor público em um ecossistema integrado de inovação. A criação do Centro também busca o incentivo a uma cultura empreendedora e, para isso, serão promovidas ações de difusão de conhecimento, buscando atrair novos talentos do ensino médio e dos primeiros anos da faculdade, e promover cursos de extensão para profissionais. Inicialmente, o Centro estará focado em duas áreas estratégicas no plano nacional: Saúde (trilha focal) e Agropecuária (Agro, trilha secundária). Na Trilha Saúde, o foco de atuação do BI0S é no enfrentamento de problemas associados à saúde da mulher em diferentes momentos de seu ciclo de vida. Na trilha Agro, o objetivo principal é ampliação da disponibilidade e qualidade de informações úteis para a tomada de decisões na agropecuária, tanto em escala local como regional, ou mesmo global, com soluções precisas, e observando problemas relacionados aos impactos das mudanças climáticas. Por fim, na trilha de Método, busca-se subsidiar as frentes de aplicação com ferramentas de IA. Neste projeto, a atuação em duas trilhas temáticas posiciona o BI0S como um centro capaz de abordar problemas transversais e alguns deles de grande interesse atual, como as relações entre uma determinada estratégia de cultivo e seus efeitos na saúde humana.

Coordenador:
Profa. Dra. Simone Pallone
Integrantes:
Jurandir Zullo Jr. - Integrante / Claudia Regina Castellanos Pfeiffer - Integrante / João Marcos Travassos Romano - Integrante / Alexandre Gori Maia - Integrante / Álvaro de Oliveira D'Antona - Integrante / Henrique Nogueira de Sá Earp - Integrante / Jorge Moreira de Souza - Integrante / Konradin Metze - Integrante / Leonardo Tomazeli Duarte - Integrante / Niro Higuchi - Integrante / Peter Sussner - Integrante / Renato Machado - Integrante / Ricardo Suyama - Integrante / Romis Ribeiro de Faissol Attux - Integrante / Rosangela Ballini - Integrante.