Corpo, gênero e tecnociências: as células-tronco do sangue menstrual

Essa pesquisa tem como objetivo geral pensar diferentes agenciamentos de fluidos e substâncias corporais, em especial o sangue menstrual. Partindo de uma discussão sobre as formas como corpos e narrativas estão inseridos no universo das tecnociências contemporâneas, esta pesquisa indaga sobre os agenciamentos, as “múltiplas ontologias” do sangue menstrual. Neste recorte, trata-se de pensar o sangue menstrual como substrato para a produção de células em laboratório, com a finalidade de produzir pesquisas científicas, e eventualmente terapêuticas nas áreas de medicina regenerativa, terapia celular e bioengenharia. No Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular (LCCM) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se realizam as pesquisas, espera-se que o sangue menstrual se converta nas ?CeSaM? – ?células-tronco/estromais mesenquimais derivadas do sangue menstrual”. A proposta desta pesquisa tem sido colocar em evidência, a partir de um trabalho de cunho socioantropológico, essas narrativas – inclusive visuais – sobre a vida celular das CeSaM, e suas potências. O projeto se engaja numa proposta de abordar etnograficamente a ciência ?em ação?, com um enfoque politicamente situado. Propomos uma ?simpoiese? com as CeSaM, o que envolve acompanhar a vida dessas células dentro e fora do laboratório, e fazer isso ?com? as pesquisadoras que cultivam essas células em suas vidas profissionais. Pretende-se também analisar a divulgação e repercussão de artigos científicos nacionais e internacionais sobre as CeSaM nas redes sociais e notícias de jornais através de uso de indicadores alternativos, a chamada altmetria, assim como avaliar a forma como a temática dessas pesquisas tende a (e pode) ser divulgada pelos comunicadores de ciência. Espera-se que essa abordagem etnográfica coletivamente constituída permita contribuir criticamente, e criativamente, para a discussão e a divulgação desse tipo de tecnociência brasileira contemporânea..

Coordenador:
Profa. Dra. Daniela Manica
Integrantes:
Marko Monteiro - Integrante / GOLDENBERG, REGINA COELI DOS SANTOS - Integrante / ASENSI, KARINA DUTRA - Integrante / Germana Barata - Integrante / Simone Pallone de Figueiredo - Integrante / Brunno Souza Toledo Pereira - Integrante.