Contribuições das universidades no fortalecimento de capacidades de resiliência social para emprego e renda em comunidades em situação de vulnerabilidade pós-COVID-19

Este projeto tem como objetivo levantar elementos chave e diretrizes que possibilitem às universidades entender como construir e conduzir projetos de extensão universitária que possam contribuir para a construção de capacidades de resiliência social em comunidades em situação de vulnerabilidade no cenário pós-COVID- 19. Parte-se do pressuposto de que ao adotarem uma visão mais ampla das suas funções, as universidades possam assumir a liderança no apoio a comunidades, atuando como instituições âncoras de suas localidades. O estudo é focado em duas comunidades em situação de vulnerabilidade social (Vila Paula em Campinas e Geada em Limeira) e os dados obtidos serão analisados por meio de estatística descritiva (quantitativos) e análise de conteúdo (qualitativos). Com os resultados, pretende-se promover a expansão do conhecimento sobre o papel da universidade em seu entorno, bem como sobre capacidades para relevância social, principalmente, em ações de extensão universitária na área de resiliência social e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Coordenador:
Profa. Dra. Simone Pallone
Integrantes:
GIMENEZ, Ana Maria - Integrante / Muriel de Oliveira Gavira - Coordenador / Rubens Bedrikow - Integrante / Caroline Dário Capitani - Integrante / Murilo Matoso Costa - Integrante.