Pós-Graduação lato sensu
Jornalismo Científico

Edição 2025/2026

ES655 | Seminários de Ciência/Cultura

Docente: Prof. Dr. Guilherme Gorgulho Braz
E-mail: gorgulho@unicamp.br
Horário: Segundas-feiras das 10:50h às 12:30h
Local: Sala de aula (Labjor)

Ementa

Dentre as diversas formas de divulgar ciência, o jornalismo é uma ferramenta-chave para manter a sociedade informada sobre o desenvolvimento da ciência, seus avanços, aplicações, conquistas e desafios. O jornalismo científico no Brasil enfrenta desafios, como o financiamento adequado, a falta de espaços dedicados a esse tipo de cobertura em alguns meios de comunicação e a desinformação que circula na internet e em outros meios. No entanto, há um esforço crescente para promover a divulgação científica de qualidade e acessível ao público. Com o surgimento da web, novos formatos e gêneros jornalísticos ampliaram a oferta de conteúdo, enquanto as audiências continuam sendo um desafio a ser enfrentado.

Na disciplina Seminários de Ciência e Cultura busca-se compreender os principais pilares do jornalismo científico, por meio de apresentação de jornalistas e divulgadores de ciência que apresentam trajetórias pessoais, experiências de produtos jornalísticos, além de desafios e conquistas na área. Espera-se que a disciplina amplie o olhar dos estudantes sobre oportunidades e desafios da área, bem como possa suscitar a crítica a modelos vigentes e sobre a relação da comunicação com temas de ciência e cultura.

Programa

– Ciência e democracia no Brasil do pós-guerra;
– Impacto da ciência nas políticas públicas;
– Brasil na ciência de grandes projetos;
– Internacionalização da ciência brasileira;
– O papel do cientista na divulgação da C&T;
– Pesquisa e Inovação Responsáveis;
– Protagonismo do Brasil na ciência climática;
– Comunicação da astrobiologia;
– Mulheres na ciência;
– Desafios da Inteligência Artificial generativa;
– Comunicação de saúde para público diverso;
– Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Bibliografia

DE NEGRI, Fernanda; RAUEN, Cristiane Vianna. Brazil. In: ARUNDEL, Anthony; ATHREYE, Suma; WUNSCH-VINCENT, Sacha (eds.). Harnessing Public Research for Innovation in the 21st Century. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/books/harnessing-public-research-for-innovation-in-the-21st-century/brazil/F7DEB0F16D3FC9B34CD89D7125E5CDD4. Acesso em: 27 jun. 2025.

FIGUEIRÔA, Silvia; FREIRE JÚNIOR, Olival; VIDEIRA, Antonio Augusto. Ciência, desenvolvimento, democracia e liberdade: estudos em história da ciência no Brasil na segunda metade do século XX. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 399–401, jul./dez. 2023. DOI: 10.53727/rbhc.v16i2.970. Disponível em: https://rbhciencia.emnuvens.com.br/revista/article/view/970.  Acesso em: 27 jun. 2025.

FIORAVANTI, Carlos Henrique. Um enfoque mais amplo para o Jornalismo Científico. Arena ‒ Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 315-332, dez. 2013. DOI: 10.1590/S1809-58442013000200015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/interc/a/Lkkwd8TR9wCfS6GW3ccB4xg.  Acesso em: 27 jun. 2025.

FOLHA DE S.PAULO. Manual da Redação. 22. ed. São Paulo: Publifolha, 2021.

KNIGHT SCIENCE JOURNALISM PROGRAM AT MIT. Manual de edição em jornalismo científico. Cambridge: KSJ@MIT, 2022. Disponível em: https://journalismcourses.org/wp-content/uploads/2021/11/ksj-handbook-v1.6-pt.pdf. Acesso em: 27 jun. 2025.

MARTINS, Eduardo. Manual de redação e estilo. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1997. Disponível em: https://www.estadao.com.br/manualredacao/. Acesso em: 27 jun. 2025.

MASSARANI, Luisa Medeiros; MOREIRA, Ildeu de Castro. Science communication in Brazil: a historical review and considerations about the current situation. Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 88, n. 3, p. 1577-1595, 2016. DOI: 10.1590/0001-3765201620150338. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aabc/a/nSpmh5yjJkNRmbhgRkvKFTB/?lang=enhttps://www.estadao.com.br/manualredacao/. Acesso em: 27 jun. 2025.

SCHWARTZMAN, Simon. Um espaço para a ciência: a formação da comunidade científica no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2015.

SERRANO, Luiz Roberto. Os desafios para o jornalismo científico no Brasil. Jornal da USP, São Paulo, 15 jun. 2022. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/os-desafios-para-o-jornalismo-cientifico-no-brasil/. Acesso em: 27 jun. 2025.

TEIXEIRA, Mônica. Pressupostos do jornalismo de ciência tal como é praticado no Brasil e suas repercussões no modo da cobertura. In: MASSARANI, Luisa; DE CASTRO MOREIRA, Ildeu; BRITO, Fátima (orgs.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência – Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ; Fórum de Ciência e Cultura, 2002. p. 133-141. Disponível  em: https://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/publicacoes/livros/747-tcc-54.  Acesso em: 27 jun. 2025.

VOGT, Carlos; GOMES, Marina; MUNIZ, Ricardo (orgs.). ComCiência e divulgação científica. Campinas, SP: BCCL/UNICAMP, 2018. 274 p. Disponível em: https://www.comciencia.br/wp-content/uploads/2018/07/livrocomciencia_cb.pdf. Acesso em: 27 jun. 2025.