Pós-Graduação lato sensu

Horário: Segundas-feiras 14h às 15:40
Local: Dependências do Labjor

Ementa

Esta disciplina irá revisar noções básicas do jornalismo que, necessariamente, se estendem para a modalidade jornalismo científico e diferenciá-las do que se entende mais amplamente como divulgação científica. Entre essas noções estão (1) a síntese de determinada verdade factual no primeiro parágrafo de uma notícia ou reportagem, o chamado lide (ou lead), fortemente orientada (ainda) pelas questões “o quê, como, quando, onde e por quê”; (2) a estrutura da narrativa jornalística, curta ou longa, com sua explicitação ou proteção de fontes; (3) a noção essencial do contraditório nos textos jornalísticos; (4) o poder de síntese e as estratégias de atração do interesse do público indispensáveis ao título e (5) as estratégias adotadas por veículos que dão tratamento mais aprofundado a notícias e reportagens para adequá-los ao formato das redes sociais. Serão feitos exercícios práticos de produção de títulos, primeiros parágrafos, textos inteiros de notícias e chamadas para as diferentes redes sociais, o que funciona e o que não funciona.

Objetivos

Ao término da disciplina, o aluno deve ser capaz de elaborar textos para qualquer meio e chamadas sucintas, em vídeo ou texto, para o formato de redes sociais como Twitter, Instagram, Facebook e Youtube.

Os alunos serão avaliados por meio de:

• Participação nas aulas a distância (10%)
  • Exercícios de elaboração de lides, textos e títulos (40%)
  • Exercícios de elaboração de conteúdo para redes sociais (50%)

• Como elaborar um lide
  • Como estruturar um texto jornalístico
  • Como elaborar um título
  • Como exercitar o poder de síntese
  • Como usar estratégias de atração do interesse do público
  • Como elaborar conteúdo para redes sociais
  • O que revistas como Pesquisa FAPESP fazem para adequar o conteúdo a redes sociais

Referências

Brossard, D. (2013) New media landscapes and the science information consumer. PNAS, 110

(3):14096-14101.

Brossard, D., & Scheufele, D. A. (2013). Science, new media, and the public. Science, 339

(6115), 40–41. http://doi.org/10.1126/science.1232329

Cabral, Muniz Sodré, A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento – Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2012

León, B.; Bourk, M. (edit.)Communicating Science and Technology Through Online Video

Researching a New Media Phenomenon. Routledge. 2018.

Priem, J.; Taborelli, D.; Groth, P.; Neylon, C. (2010) “Altmetrics: a manifesto (26 Oct)”.

Disponível: http://altmetrics.org/manifesto. Acessado em 10 de janeiro de 2010.

Wilcox, C.; Brookshire, B.; Goldman, JG. (2016) Science Blogging: the essential guide. Yale Press.