Pós-Graduação lato sensu

Docente: Profa. Sabine Righetti
E-mail: sabine@unicamp.br
Horário: Segundas-feiras das 14h às 17:30
Local: Sala de aula (Labjor)

Este curso é a continuação da Oficina de Jornalismo científico I e aperfeiçoará as ferramentas e estratégias de escrita e de apuração jornalística dos estudantes. Os alunos vão aprender a valorizar a comunicação da ciência diretamente para o público e ter autonomia para experimentar técnicas variadas. Pretende-se valorizar a ciência brasileira e chamar atenção para a necessidade do jornalismo tratar das particularidades regionais e de gênero.

Diferentes gêneros jornalísticos serão abordados e trabalhados, bem como a produção de conteúdos jornalísticos para diferentes mídias, incluindo as mídias sociais, e diferentes públicos. Os tópicos serão analisados na prática, com estudos de caso, crítica de mídia e outras práticas.

A produção em sala de aula será compartilhada no Blog da disciplina para possibilitar que os alunos se engajem no processo de avaliação por pares, atuando como editores e avaliadores. Será estimulada o trabalho em grupos de cientistas e jornalistas e a divulgação de áreas distintas da expertise de cada um.

Ao longo de um semestre, os alunos serão motivados a atuarem como participantes ativos na comunicação e contribuírem com suas expertises e preferências temáticas, de mídias e públicos-alvo. A oficina pretende motivar os alunos a diagnosticarem os gargalos e desafios da divulgação científica, e proporem soluções para a comunicação científica usando mídias sociais.