Pós-Graduação lato sensu

Docente: Profa. Dra. Maria Beatriz Bonacelli
E-mail: bia@ige.unicamp.br
Horário: Segundas-feiras das 15:50h às 17:30h
Local: Sala de aula (Labjor)

Como vem ocorrendo a relação entre a Ciência e a Tecnologia e entre essas e a Sociedade ao longo dos séculos? Em que as atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas por cientistas, engenheiros, inventores, grandes corporações, universidades etc. afetam a sociedade? Quais as relações entre produção e uso de conhecimento e o desenvolvimento econômico e social? Qual a trajetória observada e qual a prevista para países menos desenvolvidos, especialmente para o Brasil, em relação à Ciência, Tecnologia e Inovação? Como se apresentam questões contemporâneas, como o desenvolvimento sustentável e a relação com CT&I? Esses são alguns dos aspectos desenvolvidos ao longo do curso. Para tanto, a disciplina oferece uma perspectiva histórica e uma abordagem atual que introduz o estudante no debate do papel da Ciência, da Tecnologia e da Inovação na Sociedade Contemporânea.