Encontro de egressos e ingressantes do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural possibilita intercâmbio de experiências

8 de abril de 2024

Durante a primeira semana de março, o Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural (PPG-DCC) da Unicamp organizou uma série de eventos voltados para recepcionar os novos ingressantes e promover o intercâmbio de conhecimentos entre eles e os egressos.

A semana de recepção, que ocorreu entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março, foi marcada por uma diversidade de atividades que visavam não apenas integrar os novos alunos ao programa, mas também proporcionar reflexões profundas sobre temas pertinentes à área.

As atividades iniciaram-se com uma cerimônia de boas-vindas e apresentação dos primeiros informes, realizada de forma virtual, no dia 28 de fevereiro. A partir daí, os participantes foram convidados a se reunir presencialmente para um café da manhã informal, seguido de uma apresentação do corpo docente e dos discentes do programa, no dia 5 de março.

Destaque-se a aula inaugural proferida pela Professora Doutora Rosana Castro, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), intitulada “O ‘tratamento precoce’ e o futuro anterior: reflexões antropológicas sobre os tempos do negacionismo”. A palestra provocou reflexões profundas sobre questões éticas e sociais ligadas à pandemia de Covid-19 e a promoção de medicamentos.

Um dos momentos mais importantes da semana foi a realização da oficina antirracista, no dia 7 de março. Sob a orientação da jornalista e mestra em Divulgação Científica, Monique dos Anjos, discutimos questões étnico-raciais e como elas se manifestam no ambiente acadêmico.

Além disso, os ingressantes foram recebidos pelo Instituto de Estudos de Linguagem (IEL) em uma cerimônia de boas-vindas, seguida de apresentações sobre as atividades desenvolvidas no instituto.

Uma das atividades mais aguardadas foi a roda de conversa com egressos do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural. Contamos com a participação dos egressos Jacqueline Medeiros, Beatriz Guimarães e Guilherme Ferragut, seguida de uma atividade artística intitulada “Perceber-fazer floresta”, realizada pelo grupo multiTÃO.

Ao final da semana, ficou evidente que o encontro proporcionou um ambiente de acolhimento, aprendizado e troca de experiências enriquecedoras para todos os envolvidos. “A programação foi muito bem pensada. Acho que na verdade deveria servir como espelho para outros programas para temas importantes que a academia deveria discutir, e trazer como essenciais desde o começo”, relata Mariana Ceci de França e Silva, ingressante do MDCC em 2024.