Com tema feminista, quarta temporada do podcast Mundaréu ganha destaque na Revista Darcy

4 de março de 2024
A 4ª temporada do podcast Mundaréu, co-produzido pela pesquisadora do Labjor Daniela Manica, ganhou destaque no dossiê “O feminismo de todo dia”, da Revista Darcy, de Jornalismo Científico e Cultural da Universidade de Brasília (UnB). Na reportagem que destaca a violência contra as mulheres, a garantia de direitos e a existência de feminismos plurais, ou seja, diverso e heterogêneo em termos de raça, gênero, classe e faixa etária, Manica e Soraya Fleischer, também produtora do podcast, falam sobre como as ideias patriarcais ditam a maneira de as mulheres se comportarem, banalizam suas vidas, suas necessidades específicas e os direitos conquistados nos últimos anos.

Na matéria, Manica e Fleisher também falaram sobre como pautas antigas do feminismo ainda continuam sendo desconsideradas, tais como a necessidade de proteção à vida das mulheres e de garantia de seus direitos reprodutivos. Para elas, a justiça reprodutiva precisa avançar para impedir que mais abortos sejam feitos de modo ilegal e coloquem a vida das mulheres em risco. A reportagem completa, que também conta com a participação da professora e pesquisadora Débora Diniz, pode ser lida na edição nº 30 da revista Darcy, disponível em versão online e impressa.

A 4ª temporada do podcast Mundaréu, que trata de ciência e tecnologia produzidas a partir de perspectivas feministas, antirracistas e decoloniais, encontra-se disponível no site, no Google Podcasts, Apple Podcasts e Spotify.