Carlos Vogt tomará posse na Academia Paulista de Educação

16 de novembro de 2023

O coordenador do Labjor, Carlos Vogt, tomará posse na Academia Paulista de Educação (APE) como acadêmico titular da cadeira de número 15, cujo patrono é o escritor Antônio Firmino de Proença (1880–1946). O evento será realizado na Sala do Conselho Universitário da Unicamp no dia 22 de novembro, às 11 horas. Neste dia, também tomará posse da cadeira 23 a professora Eliana Amaral, docente do Departamento de Tocoginecologia e coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Educação na Saúde (Napes) da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Vogt, que é também diretor-presidente e coordenador cultural da Fundação Conrado Wessel, foi reitor da Unicamp, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). “Educação e cultura constituem o binômio da formação humanista do indivíduo e da sociedade. Acrescido da ciência, tem-se o fenômeno contemporâneo da cultura científica. Ingressar na APE é uma oportunidade de continuar a trabalhar com esse trinômio, com a felicidade de estar num ambiente comprometido, ele próprio, desde a sua fundação, com o ideário da busca do conhecimento e da busca constante da qualidade da vida em sociedade”, diz.

A posse será realizada após a sessão plenária do Conselho Estadual de Educação – que, em comemoração aos 60 anos do órgão, tem sido realizada em diversas instituições de forma itinerante.