Embora os impactos da pandemia de coronavírus tenham sido amplamente negativos e, em muitos casos, catastróficos, a Covid-19 também serviu para trazer algumas mudanças positivas na maneira como conduzimos, comunicamos e nos relacionamos com a ciência. Mais pesquisas foram compartilhadas abertamente, com um aumento progressivo no uso de preprints, compartilhamento de dados de pesquisa e comunicação pública da ciência, especialmente na mídia convencional. Essas mudanças têm o potencial de promover uma abordagem mais aberta e inclusiva para a pesquisa e a ciência em geral e para reforçar nossa capacidade de enfrentar os desafios sociais presentes e futuros – mas apenas se as mudanças persistirem além da pandemia. Para entender melhor os impactos de longo prazo dessa mudança para uma sociedade mais resiliente e informada, este projeto busca investigar e compartilhar novas evidências empíricas do valor de abrir o acesso à ciência, para outros acadêmicos e para o público, durante e além da pandemia. Reúne uma equipe transnacional de acadêmicos com experiência complementar em ciência aberta, comunicação científica, divulgação científica e impacto da pesquisa, para examinar três questões principais no contexto do período pandêmico e pós-pandêmico: 1) Como o valor da ciência aberta é discutido e posicionado? 2) Quem adotou ou contribuiu para as práticas de ciência aberta e como? e 3) Como a relação entre a pesquisa e o público foi afetada pela abertura do acesso à pesquisa? Usando uma nova estrutura teórica que considera a ciência aberta e a comunicação pública da ciência como interconectadas ao longo de um contínuo de acesso, esta equipe transnacional empregará uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos das ciências sociais e da informação para demonstrar o valor de longo prazo do acesso aberto, inclusão, e equidade na comunicação da ciência, ao mesmo tempo, em que alerta contra quaisquer barreiras e efeitos negativos. (AU) Financiamento: FAPESP. Processo: 2021/07577-8. Equipe: Germana Barata (coordenadora), Daniela Manica, Sabine Righetti, Rosangela Silva, Fernanda, Ronado Araújo (UFAL). Cooperação internacional: Juan Pablo Alperin (Coordenador Geral, SFU, Canadá).