Este projeto se propõe, no âmbito do grupo de pesquisa que lidero, o multiTÃO (CNPq), a investigar processos de criação coletivos de imagens, palavras e sons que possam gerar novas sensibilidades diante das catástrofes socioambientais. Pressupomos que a floresta poderá ser uma interessante e potente parceira nessa busca, por isso experimentaremos a ideia de que comunicar é ?perceber-fazer floresta por outros modos de existir? (DIAS, 2020). O projeto faz parte de um projeto maior, o INCT Mudanças Climáticas Fase 2 (CNPq projeto 465501/2014-1, FAPESP projeto 2014/50848-9 e a CAPES projeto 16/2014), do qual eu sou coordenadora do Tema transversal ?Divulgação do conhecimento, comunicação de risco e educação para a sustentabilidade?, e das ações da Rede de Divulgação Científica e Mudanças Climáticas, que envolve mais de vinte pesquisadores de diferentes universidades no Brasil, Argentina e Espanha. Através deste projeto, convidaremos os bolsistas a entrarem em relação com nosso modo de investigar, que pede um engajamento com a criação coletiva e uma atenção às práticas e materiais (STENGERS, 2015; LAPOUJADE, 1999; LATOUR, 2004; SOURIAU, 2017) envolvidos na produção em divulgação científica e cultural, em busca de suspender e problematizar as dualidades sujeito-objeto, teoria-prática, percepção-ação, cultura-natureza, humano-não-humano. A revista ClimaCom, do qual sou editora, será o nosso laboratório-ateliê e expaço expositivo. A revista existe há seis anos e conta com seções de pesquisa (Artigos, Ensaios, Resenhas), jornalismo (Reportagens, Entrevistas, Notícias, Podcasts e Satélie), artes (Artes, Lab-ateliê, Arvorecer) e uma seção de livros. A revista tem uma vida dentro e fora da tela, pois envolve atividades que acontecem com diferentes grupos e que resultam em materiais para a revista. Organizaremos três dossiês da revista com convidados e pessoas interessadas, bem como produziremos materiais (sejam matérias jornalísticas, ensaios fotográficos, vídeos, animações, livros-objeto, poesias etc.) junto com grupos de pessoas, em escolas, praças, encontros científicos e artísticos, feiras de ciências etc.. Os encontros do grupo serão momentos de estudo, avaliação dos materiais gerados e de composição de um campo problemático comum e heterogêneo, que nos permita também experimentar juntos a escrita de trabalhos para eventos, pôsteres, ensaios e artigos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .