Esta proposta consiste em empoderar estudantes indígenas da Unicamp, que inaugurou seu Vestibular Indígena em 2019. O objetivo é, através de podcasts, capacitar os estudantes indígenas como mediadores do diálogo entre a Unicamp – Universidade com uma das maiores produções científicas do País – e a população de São Gabriel da Cachoeira (AM), município com a maior população indígena no país, região de origem dos estudantes. O diálogo tão necessário para derrubar preconceitos e fortalecer a diversidade de conhecimentos é chave para o desenvolvimento sustentável e a melhor interação entre ciência e sociedade. Serão produzidos cinco programas de podcast sobre o temas de interesse dos estudantes participantes que dialoguem com os temas de ciência, meio ambiente e cultura. Cada episódio irá colocar em debate os desafios, as práticas sociais e de pesquisa, a cultura indígena e científica, a diversidade de culturas e de visões necessárias para o desenvolvimento sustentável tendo a Amazônia como pano de fundo. Ao trazer estudantes indígenas para a comunidade acadêmica, a Unicamp tem a oportunidade de trocar conhecimentos científicos, quebrar preconceitos e construir canais de diálogo sobre questões fundamentais para as populações indígenas, a pesquisa e a sociedade tendo os estudantes como moderados e protagonistas deste processo. Coordenação: Germana Barata e Juliana Sangion. Bolsistas: Gustavo José Lara Campos (RA:174154) e Denilson Camico Miranda (RA:257643).