Dossiês Entrevistas Resenhas Notícias Memória Fototeca Agenda Quem somos Fale conosco
Frevo: uma dança pernambucana
Colóquio sobre crítica genética do audiovisual
A arte como crítica de arte
Em Um Novo Espírito – Sinagogas de Alfred Jacoby
Rafael Evangelista
Está aberta ao público até o dia 18 de setembro a exposição “Em Um Novo Espírito – Sinagogas de Alfred Jacoby”, que acontece no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. A mostra é formada por projetos e fotos de sinanogas propostas pelo arquiteto nascido em Frankfurt, Alemanha, que atualmente é diretor do Dessau Institute of Architecture.

“Eu não construo sinagogas como réplicas de modelos históricos, destruídos pelos nazistas. Se assim fosse, a gente estaria fazendo de conta como se nada tivesse acontecido. As antigas comunidades desapareceram, em seu lugar surgiram novas. Isto também deve ser visível nas construções”, afirma o arquiteto. Os trabalhos de Jacoby em exposição foram produzidos a partir dos anos 1980.

A exposição é intinerante e já passou por Porto Alegre (RS). Após sair do Rio de Janeiro deve acontecer em Recife (PE). O curador é Mário Lorenz e a promoção é do Museu Histórico Nacional, Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro e Instituto Goethe no Rio de Janeiro, com o apoio da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro e Museu Judaico do Rio de Janeiro.

Mais informações em http://www.museuhistoriconacional.com.br

Imprimir esta matéria Enviar por e-mail