Dossiês Entrevistas Resenhas Notícias Memória Fototeca Agenda Quem somos Fale conosco
Coleção Christiano Jr.
Museu da Língua Portuguesa
Bairro da Mooca
Jongo, patrimônio cultural
Arte Wajãpi
Praça XV
Coleção Christiano Jr.
A coleção completa de imagens produzidas pelo fotógrafo Christiano Jr., disponível no acervo do Arquivo Central do Iphan/Rio de Janeiro, é formada por cinquenta peças.

As imagens são de domínio público e podem ser livremente reproduzidas, desde que o autor e o acervo onde encontram-se sejam citados.

Conheça o Arquivo Noronha Santos no endereço: http://www.iphan.gov.br/ans

Clique aqui e veja outras fotos de Christiano Jr.

Rafael Evangelista
Coleção Christiano Jr.
Nascido na Ilha das Flores, no arquipélado de Açores, Portugal, o fotógrafo José Christiano de Freitas Henrique Júnior chegou ao Brasil em 1855. Seu trabalho foi iniciado em 1860, no estado de Alagoas, tendo trabalhado também no Rio de Janeiro na mesma década.

Foi na antiga capital federal que Christiano Jr. trabalhou com a imagem da população cativa, que no período chegou a corresponder a um terço da população da cidade. "Essas imagens são vendidas no comércio local e servem como uma espécie de souvenir dos trópicos, sobretudo, útil ao imaginário eurocêntrico que acompanha os viajantes que por aqui passam", afirma o pesquisador Marcelo Eduardo Leite, no artigo "A população negra da cidade do Rio de Janeiro retratada nas fotografias carte de visite de Christiano Júnior”.

Em algumas das imagens podem ser encontradas anotações que identificam a nação africana do retratado. "Isso, a meu ver, demonstra por parte dele uma grande preocupação em evidenciar a diversidade dessa população", afirma Leite.

Imprimir esta matéria Enviar por e-mail