Dossiês Entrevistas Resenhas Notícias Memória Fototeca Agenda Quem somos Fale conosco
Frevo de hoje destaca-se pela improvisação
Museu preserva acervos de grandes nomes da literatura nacional
Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça? Mito do improviso é questionado
22 anos depois, Gilberto Velho reflete sobre tombamento de terreiro
Revista do Patrimônio sobre Museus é lançada no Rio de Janeiro
Frevo nasceu como fenômeno de resistência popular
Página inicial > Notícias
Revista do Patrimônio sobre Museus é lançada no Rio de Janeiro
Sabine Righetti
O Iphan, juntamente com o Ministério da Cultura, lançou, no último dia 11 de abril, em cerimônia no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, o número 31 da Revista do Patrimônio - Museus: Antropofagia da Memória e do Patrimônio. Organizada por Mario Chagas e editada por Ana Carmem Jara Casco, a publicação de 314 páginas reúne 21 artigos de nomes como Cláudia Márcia Ferreira, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Walter Benjamin e Theodor Adorno.

De acordo com Ana Carmen Casco, a idéia de fazer um número da Revista do Iphan sobre os Museus é antiga. “Posso afirmar que com a criação do Departamento de Museus em 2003 e seu eficiente trabalho de estabelecimento de uma interlocuação e liderança interna em relação aos museus, esse projeto ficou mais viável”, conta.

Na cerimônia do lançamento, José do Nascimento Junior, diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan, ressaltou que a revista reflete o pensamento intelectual do Iphan e traz uma síntese histórica sobre os Museus no Brasil. “Estamos em um momento de repensar o patrimônio e os museus. A revista pode servir como referência”, disse. A Revista do Patrimônio foi instituída em 1937 e costuma ser publicada anualmente ou a cada dois anos.

A revista pode ser adquirida em livrarias específicas ou diretamente no Iphan, pelo email publicacoes@iphan.gov.br ou pelos telefones: (61) 3414-6176 e 3416-6190.

Imprimir esta matéria Enviar por e-mail