Dossiês Entrevistas Resenhas Notícias Memória Fototeca Agenda Quem somos Fale conosco
Frevo: uma dança pernambucana
Colóquio sobre crítica genética do audiovisual
A arte como crítica de arte
Museu Nacional do Mar e Programa Monumenta promovem curso de modelismo naval
Daniel Chiozzini
A técnica de modelismo e artesanato naval, considerada imprescindível para preservação do patrimônio naval brasileiro, terá agora um curso específico para formação de artesãos. A iniciativa é da Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar e do Programa Monumenta do Governo Federal. As inscrições se encerram no próximo dia 10 de março e as aulas se iniciam no mesmo mês, no Liceu de Artes e Ofício do museu, situado em São Francisco do Sul (SC).

Segundo a equipe do museu, o atual panorama do artesanato e do modelismo naval brasileiro no Brasil é de extrema pobreza estética. Com exceção de algumas regiões do país, o artesanato naval se restringe a algumas poucas "jangadinhas" fabricadas em série e pirografadas com o nome dos Estados ou cidades com demanda turística. Este quadro contrasta frontalmente com a diversidade e a exuberância dos barcos brasileiros e com a valorização mundial do artesanato de influência cultural.

O objetivo do curso é permitir, em alguns anos, que várias dezenas de jovens artesãos ganhem a vida confeccionando modelos de embarcações regionais, divulgando o patrimônio naval, resgatando um segmento praticamente extinto no artesanato brasileiro e gerando renda e trabalho condigno.

O curso será gratuito. Cada aluno, que não seja de São Francisco do Sul, receberá transporte , hospedagem e alimentação, além de uma bolsa de estudos no valor de R$370,00. Os alunos de São Francisco do Sul receberão transporte urbano, alimentação e uma bolsa de R$ 280,00.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (47) 34441868 ou 34442612 com Vanessa ou Marcio, ou na página do museu Nacional do Mar (www.museuncaionaldomar.com.br)
Imprimir esta matéria Enviar por e-mail