Dossiês Entrevistas Resenhas Notícias Memória Fototeca Agenda Quem somos Fale conosco
Frevo: uma dança pernambucana
Colóquio sobre crítica genética do audiovisual
A arte como crítica de arte
Arquivo Público Mineiro volta a publicar periódico
Daniel Chiozzini
Foi lançado em dezembro de 2005 o novo exemplar da Revista do Arquivo Público Mineiro. A instituição, que realiza a gestão, recolhimento, guarda e preservação do acervo referente à administração pública estadual e documentos privados de interesse público, foi fundada em 1895. Já a revista foi iniciada em 1896 e durou até 1938, sendo retomada apenas em 1975. Em 1985, uma nova interrupção, que agora é superada novamente com o recente lançamento.

Inicialmente a revista era voltada para a publicação de documentos e posteriormente se abriu para artigos e catálogos. O número de dezembro de 2005 traz uma nova roupagem editorial, incluindo a publicação de material iconográfico, e irá enfatizar também os projetos de pesquisa desenvolvidos no Arquivo Público Mineiro.

A revista é composta de um dossiê, voltado para a história de coleções documentais mineiras. Nesse número, foram publicados vários artigos relacionados ao acervo da Casa dos Contos de Ouro Preto. Existe também uma seção de ensaios históricos de temática livre o outra trabalhos técnicos sobre arquivística. Há ainda a seção de “entrevistas”, que neste número traz a historiadora Mary del Priore entrevistando o diplomata e historiador Evaldo Cabral de Mello.

A tiragem de mil exemplares está sendo distribuída nas bibliotecas públicas e universitárias e podem ser adquiridas por R$ 20 no Arquivo Público Mneiro. Existe ainda disponível um CD com as edições anteriores digitalizadas. O telefone do arquivo é (31) 3269 1167 e o e-mail para contato é comunicacao@cultura.mg.gov.br

Imprimir esta matéria Enviar por e-mail