Dossiês Entrevistas Resenhas Notícias Memória Fototeca Agenda Quem somos Fale conosco
Frevo: uma dança pernambucana
Colóquio sobre crítica genética do audiovisual
A arte como crítica de arte
Museu Víctor Mereilles oferece oficina gratuita sobre arte e fotografia

Integrando a programação do Projeto Agenda Cultural 2005, o Museu Victor Meirelles - que fica em Florianópolis, SC – promove, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, o curso "Arte e Fotografia no Brasil: A Questão do Retrato", ministrado pela historiadora e crítica de arte Annateresa Fabris.

A proposta da oficina é analisar a problemática do retrato fotográfico, não pelo prisma da mimese e, sim, pela idéia de uma construção artificial, até mesmo ficcional. Para entender os modos de atuação dos artistas contemporâneos em relação a essa prática será analisada, a princípio, a concepção de retrato fotográfico no século XIX, caracterizada por duas estratégias principais: identidade e identificação. A primeira refere-se à configuração da identidade burguesa, que se inspira nos modelos pictóricos para construir uma imagem positiva de si. A segunda deriva do processo de recenseamento global da sociedade, sob forma de retrato judicial e retrato de identidade. As obras associadas à problemática do retrato, de alguns artistas brasileiros contemporâneos, serão analisadas à luz da reativação crítica das estratégias oitocentistas. No eixo da identidade serão analisadas propostas de Rubens Mano, Cristina Guerra e Niura Ribeiro. No da identificação o foco recairá em trabalhos de Rosângela Rennó, Cristina Guerra e Alex Flemming.

Annateresa Fabris é doutora em Artes com a tese Futurismo: Uma Poética da Modernidade, na Universidade de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisas na área de História da Arte e é professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

O projeto Agenda Cultural tem como objetivo realizar um trabalho de ação cultural, ampliando os serviços do Museu Victor Meirelles, com uma programação que inclui lançamentos de revistas, apresentações musicais, palestras, encontros com artistas, ciclos de história da arte e seminários com profissionais qualificados no cenário nacional e internacional. O projeto Agenda Cultural 2005 conta com o patrocínio da empresa Caixa Econômica Federal, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

A oficina é gratuita e o período de pré-inscrição vai até o dia 16 de novembro, por meio do e-mail museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. As vagas são limitadas.

Imprimir esta matéria Enviar por e-mail