Dossiês Entrevistas Resenhas Notícias Memória Fototeca Agenda Quem somos Fale conosco
Frevo: uma dança pernambucana
Colóquio sobre crítica genética do audiovisual
A arte como crítica de arte
I Encontro Internacional: “O Patrimônio Mundial de Origem Portuguesa”
Patricia Mariuzzo
Motivado pela influência cultural do patrimônio de origem portuguesa como resultado das chamadas viagens de descoberta, acontece no período de 26 e 28 de janeiro de 2006, em Coimbra, Portugal, o I Encontro Internacional sobre patrimônio mundial de origem portuguesa. O principal objetivo do Encontro é contribuir para a criação de uma rede de cooperação internacional entre especialistas de países que tenham patrimônio de origem portuguesa. A rede permitirá a articulação de diferentes modos de gestão e valorização do patrimônio, assim como melhorar o acesso desses países à Lista do Patrimônio Mundial, por meio de listas indicativas e candidaturas devidamente fundamentadas. A Lista do Patrimônio Mundial, estabelecida pela Unesco, inclui 13 bens localizados em Portugal e outros 21 de origem portuguesa distribuídos em 15 países e três continentes.

O Encontro está sendo organizado pela Universidade de Coimbra, em parceria com o Instituto Português do Patrimônio Arquitetônico (IPPAR) e pela Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, Unesco. Será dividido em sessões plenárias e grupos de trabalho que discutirão temas como elaboração de listas indicativas e candidatura, recuperação e restauro de sítios, acesso a fontes históricas, mecanismos de cooperação internacional e outros. No final dos trabalhos será apresentado um plano de cooperação. A Universidade de Coimbra publicará as Atas do Encontro.

As inscrições serão aceitas até o dia 08 de novembro. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail whpo@ci.uc.pt ou no site do evento www.uc.pt/whpo.

Imprimir esta matéria Enviar por e-mail