.
  | home | cursos | producao | projetos | cadastro |  
.
 
  Cursos
. .
. .
 
  Mestrado >>
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
.
.
 
. .

. .



 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
Projetos MidiaCiência
. .
  MidiaCiência Notícias
. .
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
. .
 

   Mestrado - Projetos

.


Projetos dos docentes do MDCC



LINHA DE PESQUISA: PERCEPÇÃO PÚBLICA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

Título: Percepção Pública da Saúde (PPSUS)

Objetiva reunir informações acerca da percepção pública da saúde no estado de São Paulo, a fim de obter subsídios para a elaboração de políticas públicas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados serão obtidos por meio de um survey realizado em todo o estado com a base metodológica dos trabalhos já realizados há cerca de uma década pelo Labjor/Unicamp, juntamente com outras instituições da Iberoamérica.  Os resultados deste trabalho possibilitarão a formulação de estratégias de comunicação e de divulgação científica da saúde que, além de promovem uma maior difusão do conhecimento sobre o tema junto à população, fortaleça o sistema de gestão na área.
Coordenação: Carlos Alberto Vogt.
Equipe: Rodrigo Bastos Cunha, Samuel Antenor dos Santos, Simone Pallone de Figueiredo, Sabine Righetti, Ana Paula Morales, Marcio Derbli, Verônica Coelho, Aluísio Segurado, Cristiane Gonçalves, Maristela Hernandez.
Financiamento: Fapesp.
Natureza: pesquisa.
Período: Início 2009 – em andamento

 

Título: Percepção Pública da Ciência e Tecnologia

Desenvolvido com pesquisadores da Ibero-américa, em especial da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Rede Ibero-americana de Indicadores de Ciência e Tecnologia (Ricyt/Cyted), com o objetivo de criar uma metodologia única para e construir indicadores de cultura científica. Engloba pesquisas de opinião pública, análise de resultados e comparação com referências internacionais com o objetivo de analisar o que a população pensa e sabe sobre Ciência e Tecnologia.
Coordenação: Carlos AlbertoVogt.
Equipe: Marcelo Knobel, Samuel Antenor dos Santos, Rafael de Almeida Evangelista, Simone Pallone de Figueiredo, Luiz Fernando Amaral dos Santos, Sabine Righetti.
Financiamento: Fapesp e OEI.
Natureza:
pesquisa.
Período: Início 2003 – em andamento

 

 

- Projeto e-urbano

O E-urbano é um projeto do Labeurb que integra toda a equipe (pesquisadores, analista de sistema e estagiário de informática) em torno da discussão sobre o espaço digital e o espaço urbano. Buscamos, com isso, uma compreensão de como o espaço urbano está ligado ao espaço digital. Para tanto, apontamos modos de constituição e circulação dos sentidos no espaço digital, a partir de questões do funcionamento do discurso urbano. Por outro lado, além de procurarmos observar como o espaço urbano se digitaliza, também é nosso objeto compreender como o digital se urbaniza. Esse projeto foi gerado a partir da discussão que se deu nos trabalhos desenvolvidos no Temático, uma vez que cada um traz a problemática do digital e do urbano estabelecendo relações específicas, a saber, na relação com a escola, com a cultura, com a mídia jornalística, com globalização, com os programas de inclusão, enfim, com o modo como o digital e o urbano se constituem. Mais especificamente, interessa-nos a observação das duas vias, por assim dizer: como o espaço digital se estrutura e funciona na relação com o urbano e, ao contrário, como o espaço urbano se significa na estrutura e funcionamento do digital. Resta lembrar que faz ainda parte deste projeto as incursões teóricas que podemos estabelecer no digital a partir das propostas da análise de discurso (a própria noção de linguagem aí se inscreve).
Coordenação: Cristiane Pereira Dias.
Equipe: Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi, Olívia Ferreira Couto, Vinícius Wagner Oliveira Santos, Wagner Roberto Lopes Cantori, Carolina Maria Rodrigues Zuccolillo, Cristiane Pereira Dias, Claudia Regina Castellanos Pfeiffer.
Financiamento: sem financiamento.
Natureza: pesquisa.
Período: Início 2007 – em andamento

 

Título: Grupo de Pesquisa Discurso, Ciência e Tecnologia – DICIT

O Grupo de Pesquisa Dicit Discurso, Ciência e Tecnologia reúne mestrandos e doutorandos da Unicamp e de outras instituições interessados em produzir uma reflexão crítica a partir trabalho de Michel Foucault (1995) sobre as tecnologias do eu . Esse projeto propõe discutir/elaborar, na perspectiva do discurso (Orlandi, 1998, 2000), as tecnologias produzidas pelo sujeito para moldar-se aos contornos do mundo e da chamada sociedade da informação (SocInfo) para, então, compreender o princípio de governabilidade que constitui o elo entre as tecnologias de poder e as tecnologias do eu . Para tanto, desenvolve uma reflexão interdisciplinar a respeito do papel da tecnologia na sociedade contemporânea, tendo como contraponto a produção de tecnologia em outras sociedades (industrial, de massa, nômade, oral etc). Esse grupo foi ganhando forma a partir da análise desenvolvida no Projeto Temático A Produção do Consenso nas Políticas Públicas Urbanas: entre o Administrativo e o Jurídico, sobre as noções de inclusão e exclusão digital nos Programas Telecentros como políticas públicas desenvolvidos no Brasil, uma vez que essas noções suscitaram um envolvimento com o modo como a tecnologia forçosamente interfere na vida dos sujeitos ditos excluídos produzindo um consenso regulado pelo princípio de governabilidade. Coord. Cristiane Pereira Dias.
Coordenação: Cristiane Pereira Dias.
Equipe: Olívia Ferreira Couto, Vinícius Wagner Oliveira Santos, Cristiane Pereira Dias.
Financiamento: sem financiamento.
Natureza: pesquisa.
Período: Início 2006– em andamento

 

 
 
 
 
 
home   |   cursos   |   produção   |   projetos   |   cadastro   |   mapa do site   |   webmaster

Labjor
Cid.Univ."Zeferino Vaz" Préd.Reit. V 3ºpiso CEP 13083-970
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599