.
  | home | cursos | producao | projetos | cadastro |  
.
 
  Cursos
. .
. .
 
  Mestrado >>
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
.
.
 
. .
. .
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
Projetos MidiaCiência
. .
  MidiaCiência Notícias
. .
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
 
. .
. .
 

   Mestrado - Eventos

.

 

Palestra Aaron Shaw (Universidade da Califórnia): Colaboração e participação na blogosfera política norte-americana

No próximo dia 28 de junho, o doutorando em sociologia pela Universidade da Califórnia, Aaron Shaw, oferecerá palestra no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (Labjor/Unicamp) intitulada "Produzindo desigualdes em rede: colaboração e participação na blogosfera política norte-americana", trazendo observações sobre sua pesquisa de campo. A apresentação discutirá dados contidos no artigo - escrito com Yochai Benkler - "A Tale of Two Blogospheres: Discursive Practices on the Left and Right" . Além de estudar participação política e interações online, Shaw é autor de trabalhos de campo tematizando a comunidade brasileira de software livre e suas inclinações políticas.

Resumo da palestra: "Comparamos as práticas de produção discursiva entre os blogs políticos de esquerda e direita dos EUA durante o verão de 2008. Examinando os 155 blogs políticos mais populares, nossos resultados mostram variações significativas ideológicas em várias dimensões. Especificamente, encontramos evidência de uma associação entre a filiação ideológica e as tecnologias, instituições e práticas de participação nos blogs. Comparados aos blogs da direita, os blogs da esquerda adotam plataformas diferentes e tecnologias mais participativas; são compostas por um número significativamente menor de sites criado por apenas um autor; incluem blogs de usuários; mantem limites mais fluidos entre o conteúdo primário e secundário da site; incluem mais narrações e discussão; e mais frequentemente usam blogs como plataformas para a mobilização coletiva. Nossos resultados sugerem que a atenuação da dicotomia produtor-consumidor é mais pronunciada na esquerda da blogosfera política do que na direita. As práticas da esquerda são mais coerentes com a previsão de que a esfera pública em rede oferece novos caminhos para a participação discursiva, enquanto que as práticas da direita sugerem que um pequeno grupo de elites pode reter mais autoridade exclusiva no mundo online. Essa divergência ideológica em nossos resultados mostra que a Internet pode ser igualmente adotada tanto para reduzir quanto para reproduzir a tradicional distinção entre a produção e o consumo de informação política. Conclui-se que esses resultados têm implicações significativas para o estudo da "prosumption" e para o estudo dos mecanismos pelos quais a esfera pública em rede pode ou não alterar a participação democrática em relação à esfera pública de massas."

Aaron Shaw é doutorando em Sociologia pela University of California, Berkeley e pesquisador do Berkman Center for Internet and Society da Harvard University. Estuda as várias dimensões econômicas e políticas da ação coletiva em rede. Sua pesquisa atual trata das origens e efeitos das desigualdades nas comunidades de compartilhamento de informações, a relação entre a participação on-line e engajamento político, e as dinâmicas de participação em mercados comerciais de crowdsourcing e projetos de produção não-comercial "peer to peer."

Local: Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor/Unicamp) - Prédio da Reitoria 5 - 3o piso
Data: 28/06/2011 - 14h
Entrada franca e sem necessidade de inscrição prévia
Realização: Programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MMDC - IEL - Labjor)
Organização e informações: Rafael Evangelista (rae@unicamp.br)


 
 
 
 
 
 
home   |   cursos   |   produção   |   projetos   |   cadastro   |   mapa do site   |   webmaster

Labjor
Cid.Univ."Zeferino Vaz" Préd.Reit. V 3ºpiso CEP 13083-970
Fones: (19) 3521-2584 / 3521-2585 / 3521-2586 / 3521-2588 Fax: (19) 3521-2599